19/04/2024 (21) 979164559

Vida feliz

O BOM PERFUME DE CRISTO

Perfume suavemente o seu ambiente com a Palavra de Deus

Por Deivinson 15/08/2022 às 09:27:08
Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/frascos-de-vidro-de-perfume-transparente-264950/

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/frascos-de-vidro-de-perfume-transparente-264950/

Perfumistas tentam constantemente desenvolver a fragrância permanente. Dizem que a do jasmim é a que mais perdura. Ahmed (leia "arrmed") Soliman, da cidade do Cairo, Egito, disse que para fabricar 28 gramas do perfume de jasmim é preciso encher uma sala de tamanho considerável com botões ainda em flor, impecáveis. Segundo ele, uma vez destilada, a fragrância é "eterna". Em Luxor, no Sul do Egito, um arqueólogo achou um túmulo antigo no qual uma princesa foi sepultada há centenas de anos. Junto ao sarcófago estava um vaso cheio de jasmim. Embora o vaso já estivesse quebrado, ainda se podia perceber o perfume que dele emanava.



FLORES CHEIROSAS, MAS IMPERFEITAS

Você é uma bela flor que nasceu para pensar os pensamentos do Jardineiro da vida. Sua mente deveria ser apenas o prolongamento da mente de Cristo – "Nós, porém, temos a mente de Cristo" (1Co 2.16). Entretanto, há momentos em que você não consegue exalar adequadamente o perfume do Senhor em seus pensamentos e atitudes, embora sejamos, para com Deus, o bom perfume de Cristo (2Co 2.15). Então você, como uma murcha flor, muito aquém da bela flor que poderia ser, clama desesperadamente pela ajuda do Jardineiro fiel.


Na verdade, todos nós, pequenas flores humanas, em certa medida, possuímos imperfeições capazes de nos envergonhar perante o perfeito Jardineiro da vida. Só que, no jardim do Senhor, não existem plantas perfeitas e vigorosas por si mesmas, mas pequenas e imperfeitas. E, entre elas, estão flores desejosas por produzir o mais agradável e possível perfume para o seu sensível Jardineiro.


Essa ânsia de todo bom cristão foi sintetizada no dilema enfrentado pelo apóstolo Paulo: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir; pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto" (Rm 7.15). Analisando o contexto, percebe-se que o apóstolo se refere a uma crise sem precedentes instalada em sua vida no momento da conversão: a eterna luta entre a consciência espiritual e os desejos humanos pecaminosos. Paulo ainda afirma: "Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros" (Rm 7.22,23).


Comovente a atitude de Paulo. Um servo de Deus de tamanha envergadura teve a coragem de demonstrar publicamente as suas fraquezas de uma forma tão sincera e contundente. Apesar de não sabermos com detalhes sobre a natureza do espinho na carne que o atormentava, ficamos admirados de sua confiança e reconhecida dependência do supremo Jardineiro.

"E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza". De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2Co 12.7-9).


FLORES CULTIVADAS PELO SENHOR

A vida cristã é muito mais que meramente se tornar um evangélico ou ligar-se a uma igreja. É entregar-se diariamente a Cristo, contando com Ele para enfrentar a barra pesada do dia a dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos. Ser cristão é confiar em Jesus como Salvador; é querer viver como Ele viveu; é obedecê-lo seguindo o Seu exemplo e os Seus ensinos registrados nas Santas Escrituras.


Em Atos 11.26, vemos que, em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Assim aconteceu porque Cristo era o tema principal de suas conversas. A vida deles fluía em função de Jesus. As Escrituras ensinam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade. Dessa maneira, o cristão recebe forças para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual. A respeito disso, leia os textos de Jeremias 15.16 e Mateus 4.4.


Como flores do Jardim do Senhor, com vista ao desenvolvimento da vida cristã, devemos ler, estudar, digerir e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus; e certamente o Espírito Santo nos apontará o único exemplo perfeito: Jesus Cristo. O Mestre disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mt 11.28). Todos aqueles que colocam o Senhor em primeiro lugar, sem dúvida alguma, aprendem o que é a vida genuinamente cristã. Jesus espera ter a primazia em nossa escala de valores – "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim" (Mt 10.37).


Sim, o Senhor espera dedicação integral por parte dos seus servos. E com que satisfação e alegria profundas, indescritíveis, o cristão se derrama aos pés de Cristo. Ah, a paz que está acima de todas as turbulências da vida. Todas essas dádivas não são apenas um benefício pessoal. Elas nos ajudarão a revelar o amor de Cristo a outras pessoas, anunciando o poder do Salvador ao mundo todo. Por onde formos, um maravilhoso perfume de influência acompanhará os nossos passos. O apóstolo Paulo descreveu essa bênção, chamando-a de cheiro de vida para vida (2Co 2.16).


O meu desejo é que Jesus viva através de você, tornando sua vida um suave perfume. Então, abra o seu coração e deixe Jesus viver plenamente em você.

///

DEIVINSON BIGNON é Pastor Congregacional, mestre em Ciências da Religião, teólogo, professor de Hebraico Bíblico e Exegese Bíblica, escritor, integrou a equipe de revisores da Bíblia de Estudo Mathew Henry e é publisher da Editora Contextualizar, com vasta experiência em publicação para autores evangélicos iniciantes.

TODOS OS SEGREDOS DO SALMO 23 REVELADOS DIRETO DA BÍBLIA HEBRAICA

FAÇA CONTATO

Facebook: https://www.facebook.com/deivinson.bignon

Instagram: @deivinsonbignon

Twitter: @BignonDeivinson

///

Canal do Youtube: https://bit.ly/383Dr57

Podcast Exegese & Exposição: https://we.fo/1483434506

Publique seu livro: https://www.contextualizar.com.br

Comentários