18/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

As cores dos alimentos e seus benefícios para a saúde

Por Dieta & Saúde 01/10/2020 às 11:50:07
Prato colorido, garantia de saúde!

Prato colorido, garantia de saúde!

UM PRATO COLORIDO ATRAI O OLHAR

O estímulo visual é um dos principais determinantes na escolha do que iremos comer. Há quem diga que "comemos com os olhos" . Uma refeição colorida nos induz ao prazer de comer e garante também uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.

Um prato de comida saudável tem que ser bem colorido. Não apenas pela questão óbvia de que, quanto mais cores, maior a variedade de legumes, verduras e grãos ingeridos, mas porque cada grupo de cores possui nutrientes diferentes e necessários para o bom funcionamento do organismo.

A cor dos alimentos é uma ótima pista para selecionar ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. Outra vantagem é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos, pois quando você presta mais atenção à comida e saboreia cada alimento, percebe mais prontamente o momento em que atingiu o seu ponto de saciedade, evitando ataques por impulso.

Já foram realizados estudos que comprovam que quando ocorre a ingestão apenas de alimentos de uma cor, as chances de ficarmos doentes são maiores. As cores dos alimentos indicam substâncias importantes para o organismo e quanto mais colorida for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional.



A coloração da comida é determinada pela presença de substâncias específicas em sua composição. Chamadas substâncias bioativas, os pigmentos que dão a cor característica de cada alimento (verde, vermelho, laranja, roxo, branco, marrom) também trazem tantos benefícios à saúde quanto as vitaminas e minerais neles presentes. Eles podem possuir propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antienvelhecimento precoce, de prevenção de doenças como gripe, anemia e até câncer.

Os principais pigmentos presentes nos alimentos são os carotenoides (conferem cor vermelho-alaranjada), as antocianinas (conferem cor arroxeada), a clorofila (confere cor verde) e as antoxantinas (conferem cor branca ou amarela). Além desses pigmentos, também temos os alimentos de cor marrom, que também possuem diversas vitaminas e minerais importantes ao organismo. Cada uma dessas substâncias possui propriedades específicas que, aliadas aos demais nutrientes presentes no alimento, trazem inúmeros benefícios à saúde

SAIBA O QUE CADA COR TEM DE BENEFÍCIOS PARA VOCÊ:

Confira abaixo os alimentos e os benefícios de cada cor e monte o seu cardápio.

Vermelhos : A cor avermelhada é conseqüência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possuem vitamina C, antioxidante que oferece proteção contra doenças e estresse. Os grandes representantes são frutas como caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pitanga, romã e tomate, pimentão vermelho.

Laranjas: A cor amarelada é conseqüência do betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Laranjas . O betacaroteno também é o nutriente responsável por manter o bronzeado mais bonito e duradouro. Suas principais fontes são: damasco, cenoura, abóbora, mamão e manga.

Amarelos : maracujá, abacaxi, laranja, pimentão amarelo... Essas e outras frutas de polpa amarela são importantes aliadas da imunidade. "As frutas mais ácidas e cítricas são fontes de vitamina C, nutriente que aumenta a resistência a doenças. Além disso, os alimentos amarelos também possuem antioxidantes que ajudam na resistência de ossos, dentes, tendões e parede dos vasos sanguíneos. Esses alimentos amarelos possuem ácido málico e bromelina, que melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre. • Amarelos ou laranjas, como milho, cenoura e mamão: ricos em betacaroteno e vitamina C, os alimentos desse grupo reforçam o sistema de defesa e são importantes na manutenção de tecidos e cabelos.

Verdes: A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Esta cor tem como representantes as folhas verdes, como acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, espinafre, rúcula, escarola e manjericão, além de abacate, abobrinha, quiabo, pimentão verde, brócolis, vagem, kiwi, ervilha, limão e pepino.

Roxos: Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus benefícios está o aumenta da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo, alcachofra, almeirão roxo, alface roxa, alho roxo, azeitona preta, cebola roxa, jamelão, mirtilo, são os principais representantes.

Brancos: A cor branca é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas. Alho, banana, batata, cebola, couve-flor, feijão branco, maçã, pEra, palmito, cogumelo, mandioca, nabo e rabanete, alho-poró, aspargo, graviola, inhame, nabo, e pinha são os principais representantes.

Marrons: Os cereais integrais, aveia, soja, lentilha e as sementes oleaginosas(Nozes, castanhas, amêndoa, avelãs )são os grandes representantes deste grupo. Os cereais, por causa da grande quantidade de fibras que possuem, regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. Já as oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, ambos com funções antioxidante,. Esse grupo também é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com TPM, pois os alimentos têm funções antidepressivas e combatentes da ansiedade.

SAÚDE À MESA:

Uma alimentação saudável é aquela planejada com alimentos de todos os tipos, de procedência conhecida, de preferência naturais, e preparados de forma a preservar o valor nutritivo e os aspectos sensoriais dos alimentos . Deve ser qualitativa e quantitativamente adequada, distribuída por várias refeições durante o dia, em ambientes calmos, visando à satisfação das necessidades nutricionais, emocionais e sociais, para promoção da qualidade de vida .

Um dia alimentar adequado deve ser constituído de, no mínimo, três refeições (café da manhã, almoço e jantar), com pequenos lanches intermediários levando em conta um intervalo médio de 3 horas entre si. Além do aporte calórico ser adequado às necessidades do indivíduo, as calorias devem ser proporcionalmente distribuídas entre as refeições.

A adequação dos nutrientes deve ser considerada refeição por refeição; devem constar, em cada uma delas, alimentos dos grupos básicos (cereais, frutas e hortaliças, feijões, carnes e produtos lácteos.

As principais metas da boa alimentação são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Portanto, consulte seu médico ou nutricionista e, ao consumir cada um dos alimentos mencionados acima, lembre-se de que eles não estão apenas repletos de cor e sabor, mas também de nutrientes que podem melhorar sua saúde, sua aparência e até sua qualidade de vida a longo prazo

Aproveite as dicas e sirva-se de uma boa alimentação

Carla Mendonça Nutricionista CRN 921001487 @paporetocomanutri


Comentários