27/03/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

Malefícios dos Refrigerantes

Por Dieta & Saúde 14/12/2020 às 10:50:15


Os refrigerantes são bebidas que além de aumentar o peso corporal, não possuem valor nutricional e se engana quem pensa que o problema é só o açúcar. As pessoas precisam entender que os malefícios do refrigerante estão ligados a todos os componentes de sua fórmula. O consumo de refrigerantes pode trazer várias consequências, pois são compostos por grandes quantidades de açúcar e componentes que podem comprometer o funcionamento do organismo, como ácido fosfórico, xarope de milho e potássio. Além disso, os refrigerantes não possuem valor nutricional e contém elevadas quantidades de sal, que favorecem a retenção de líquidos, levam ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas.



CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO CONTÍNUO DE REFRIGERANTES:

1. Aumento de peso

Os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar( Uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar), que aumentam o nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Esses fatores combinados elevam o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Além disso, o consumo excessivo de açúcar leva a outros problemas como obesidade e aumento de triglicérides no sangue.

Lembrando que quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito rápido, como após beber uma lata de refrigerante, é normal sentir mais fome, o que estimula a pessoa a comer e contribui para o ganho de peso.

2. Enfraquecimento dos ossos e dentes

Os refrigerantes de cola possuem ácido fosfórico, um composto químico que aumenta a acidez do sangue. Para neutralizar esse aumento, o organismo utiliza o cálcio dos ossos, propiciando a osteoporose. O ácido fosfórico impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose.

3. Cárie

Os níveis elevados de açúcar e de ácido nos refrigerantes prejudica a saúde dos dentes e corrói o esmalte. Além disso, há risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.

4. Gastrite

O ácido presente nos refrigerantes, usado para dar gás à bebida, ataca as células gástricas, causando azia e gastrite. O uso constante acidifica o conteúdo gástrico provocando a incômoda doença. Se não tratada adequadamente, a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais

5. Pedras nos rins

Devido à acidez dos refrigerantes, o corpo precisa usar o cálcio, que seria utilizado nos ossos, para facilitar a digestão e equilibrar o pH.

Dessa forma, os rins precisam eliminar o cálcio utilizado nesse processo, o que aumenta o risco de formação de pedras nos rins, devido ao acúmulo de cálcio no seu interior.

7. Insônia:

O alto teor de açúcar dos refrigerantes interfere com o ciclo circadiano e provoca insônia. Além disso, muitos refrigerantes têm elevados teores de cafeína.

8. Aumento da pressão arterial

Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.

9. Alterações no cérebro

Esse tipo de bebida pode levar ao aparecimento de alterações a nível cerebral devido ao seu teor de cafeína, uma vez que estimula diversas substâncias no organismo que podem estar relacionadas com a demência e o Alzheimer, por exemplo. Além disso, a cafeína também pode causar insônia, agitação, tremores e dor de cabeça.

Os refrigerante também possui outra substância chamada de benzoato de sódio, que também pode estar relacionada com alterações na memória, coordenação motora e com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) nas crianças.

10. grávidas e crianças não devem tomar

O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia. Se a grávida tomar 2 xícaras de café em um dia, já não pode ingerir mais cafeína.

Os refrigerantes que têm cafeína também não devem ser bebidos durante a amamentação porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê.

Já nas crianças, o refrigerante pois pode dificultar o desenvolvimento físico e mental, assim como facilitar o aparecimento de doenças como a obesidade e a diabetes. Os refrigerantes devem ser excluídos da alimentação do bebê, podendo-se optar por sucos de fruta, além da água, para uma ingestão de líquidos adequada.

VERSÃO DIET E LIGHT

Os refrigerantes light e diet não estão fora da vasta lista de malefícios. Eles possuem ácido fosfórico, corantes e outros componentes químicos que causam descalcificação, elevação da acidez do sangue e do estômago, aumento da pressão alta e etc , ainda contem adoçantes artificiais que são amplamente estudados por causa de suas relações em doenças degenerativas cerebrais e câncer.

Como substituir os refrigerantes:

Uma forma de substituir o refrigerante é através do consumo de água saborizada, também conhecida como água aromatizada. Isso porque é normalmente utilizado água com gás e acrescentado frutas, como limão, morango ou laranja, por exemplo, o que pode fazer lembrar o sabor do refrigerante. Utilizar sucos de fruta naturais e água de coco também são boas opções.


Carla Mendonça Nutricionista CRN 921001487

@paporetocomanutri


Comentários