23/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

TRIGLICERIDEOS E AÇÚCAR

UMA RELAÇÃO AMARGA

Por Dieta & Saúde 08/02/2021 às 19:47:21

TRIGLICERÍDEOS E AÇÚCARES – UMA RELAÇÃO AMARGA

A escolha deste tema tem como objetivo chamar a atenção dos leitores para um dado que vem crescendo a cada dia :a incidência de doenças cardiovasculares . Sei que este é um assunto muito abordado mas surpreendentemente constato que cada vez mais os pacientes que chegam ao meu consultório com um exame de sangue cujo perfil lipídico está muito alterado principalmente no que diz respeito aos índices de triglicerídeos e colesterol LDL , não sabem o porque destas taxas elevadas pois garantem fazer uma dieta alimentar pobre em gorduras.

O que são triglicerídeos ou triglicérides:

Os triglicerídeos são gorduras que circulam na corrente sanguínea que consumimos através de alimentos como carnes gordas, leite integral, frituras ou óleo adicionado na preparação dos alimentos, ou produzidas no nosso fígado através da ingestão de carboidratos simples como (açúcares, mel, doces em geral .

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é só uma dieta com excesso de gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos. Surpreenda-se , mas o excesso de carboidratos(especialmente açúcares) fazem a concentração de triglicerídeos aumentar no sangue. Quando comemos uma quantidade superior de carboidratos do que o organismo necessita eles podem acabar se convertendo em triglicerídeos, ou seja, quando você consome açúcares, seja puro, em forma de mel, ou o presente em praticamente todos os tipos de doces existentes, você está consumindo carboidratos, que são macronutrientes responsáveis por fornecer energia – glicose- para o seu organismo. A maior parte desta glicose é transformada em gordura que se acumula no corpo e que em excesso pode se tornar prejudicial e perigosa para a saúde principalmente no que se refere a problemas cardiovasculares.

O perigo começa a existir quando a ingestão desses açúcares torna-se excessiva. A partir desse ponto, o seu corpo, não tendo como utilizar a energia proveniente dos carboidratos consumidos começa uma reação de transformação de açúcares em gorduras( daí o aumento de gordura corporal nos adipócitos o que significa aumento de peso). O problema é que se a ingestão desses carboidratos continua aumentando, o corpo não consegue absorvê-los aumentando o nível de triglicerídeos. É interessante observar que não só os açúcares dos doces ou do mel quando consumidos excessivamente ajudam a aumentar o nível de triglicerídeos no sangue, mas todo tipo de alimentos que forneçam carboidratos simples, como, por exemplo, o arroz branco e o pão branco, macarrão, biscoitos.

Os riscos aumentam ainda mais se além de uma escolha alimentar errada, o paciente tiver associado fatores de risco, como a obesidade, estresse, ingestão de álcool, dietas com alto teor de gordura, a gravidez, a menopausa, o uso crônico de corticoides e diversas doenças (diabetes, pancreatite aguda, síndrome nefrotica, gota e uremia) . O excesso de triglicerídeos no sangue faz com que o HDL (colesterol bom) diminua se eleve a concentração de LDL( colesterol ruim).

A Hipertrigliceridemia é considerada um distúrbio de fácil controle, isso porque os níveis de triglicérides podem ser controlados por mudanças nos hábitos e no estilo de vida . Uma dieta saudável, praticar atividade física regular e restrição de bebidas alcoólicas são fundamentais para diminuir os níveis com sucesso .

Dicas para controlar os níveis de triglicerídeos :

Evite o consumo excessivo de carboidratos simples como açúcar, mel, doces em calda, doces em geral e refrigerantes. Controle o consumo de carboidrato como massas, batatas, pães e biscoitos; bolos, prefira os cereais integrais: farelo de trigo, arroz integral, pão integral;

Evite frituras e alimentos gordurosos;

Evite o consumo de bebidas alcoólicas;

Frutas e verduras possuem fibras que ajudam a diminuir a absorção de gorduras no sangue;

Aumente o consumo de peixes na dieta Inclua na dieta alimentos ricos em ômega 3 (peixes de água , sementes de linhaça, soja, castanha do Pará e óleo de canola entre outros)

Não consumir calorias a mais do que o necessário estar com peso excessivo pode influenciar o aumento dos triglicerídeos. Evite o consumo de açúcares, modere ou subistitua por adoçante .

Fracione as refeições (5-6 vezes ao dia), pequenos volumes escolhendo bem a qualidade do alimento que vai ingerir . Opte por montar pratos coloridos.

Atividade física é uma excelente aliada na redução dos triglicerídeos e aumento do HDL (colesterol bom);

Gostaria de ressaltar que Os carboidratos são componentes essenciais na dieta , junto com as proteínas e lipídeos compõem as principais fontes de energia no organismo. Eles tem um papel fundamental no bom funcionamento do corpo humano, nos processos do sistema imune, regulam funções fisiológicas e metabólicas como o apetite, ingestão de minerais , não devem ser abolidos do nosso dia alimentar, devem apenas ser consumidos de forma correta e equilibrada e não excessiva como atualmente acontece .

Carla Mendonça - Nutricionista CRN 92100149 @paporetocomanutri

Comentários