23/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

A importância de uma mastigação correta

Por Dieta & Saúde 03/03/2021 às 15:49:50
Mastigação inadequada proporciona aumento de peso

Mastigação inadequada proporciona aumento de peso

Você sabia que a mastigação inadequada pode provocar ganho de peso corporal?

Quando mastigamos mal por conta do corre-corre, acabamos comendo muito rápido e não mastigando direito. Assim, as macromoléculas dos alimentos que ingerimos provocam uma sobrecarga no pâncreas e intestino, gerando gases, mal estar e indigestão abdominal. Além disso, a sensação de "saciedade" fica prejudicada, pois a mastigação insuficiente interfere diretamente no processo de deglutição dos alimentos. "Se a pessoa come muito rápido e não mastiga o alimento até ele ficar mais pastoso, o corpo não entende que o indivíduo está ingerindo a quantidade suficiente de comida. O tempo para a ação dos hormônios que promovem a saciedade diminui quando a mastigação é inadequada, fazendo com que o consumo de alimentos aumente, o que favorece o ganho de peso.

Comer rápido e não mastigar o suficiente, em geral, faz com que se coma mais calorias e por isso engorda além de produzir outros problemas. Mastigar é a fase inicial do processo de digestão e, quando não o fazemos corretamente, ficamos sujeitos ao desenvolvimento de azias, à sonolência após a refeição e até ao surgimento de problemas digestivos.

Comer rápido demais faz com que o estômago não tenha tempo de enviar sinais ao cérebro de que está cheio e que é momento de parar, o que, normalmente, demora entre 15 a 20 minutos, resultando em uma maior ingestão de alimentos.

Existe forma certa para mastigar?

Mastigar é um hábito que praticamos desde crianças, e que é de suma importância para nossa refeição. Esse processo requer a nossa atenção, pois alimentos que possuem proteínas necessitam de mais movimentos para a execução da mastigação, diferente de legumes e verduras, que são mais macios e de fácil trituração. O equilíbrio da função mastigatória é alcançado quando o alimento é alternado em ambos os lados da boca, intercalando, assim, o período de trabalho e de repouso. Mastigar somente de um lado pode comprometer a assimetria funcional dos músculos da mandíbula e provocar até mesmo dores.

Digestão

A digestão ajuda na diminuição de mal-estar, azia, constipação, refluxo e outras complicações no aparelho digestivo. Uma boa digestão também está associada a uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos durante a alimentação. Quando melhoramos essa absorção de nutrientes, quase que instantaneamente apresentamos melhoras na pele, no cabelo, na disposição, na energia e no bom humor.

Dicas para uma boa mastigação:


Algumas dicas para comer mais devagar, melhorar a digestão e diminuir o risco de obesidade incluem:

· Dedicar à refeição pelo menos 20 minutos, em um local calmo e sem barulho;

· Estar concentrado na refeição, evitando distrações, como comer na frente da televisão ou na mesa de trabalho, por exemplo;

· Cortar os alimentos em pedaços menores, para que sejam mais fáceis de mastigar;

· Parar entre cada garfada, para refletir se está cheio ou não;

· Mastigar cerca de 20 a 30 vezes os alimentos; e para aqueles alimentos que são mais suaves em consistência, cerca de 5 a 10 vezes.

· Descanse os talheres: ficar com os talheres na mão nos instiga a pegarmos mais comida e levarmos até a boca antes mesmo de acabar a mastigação. Por isso, durante tal processo, solte o garfo por um tempo e aproveite o alimento que está sendo mastigado.

· Aprecie a comida: pegando o gancho da primeira dica, na maioria das vezes comemos tão ligeiramente que mal sentimos o gosto do que estamos comendo. Apure o seu paladar para sentir o alimento que é colocado em sua boca.

Mastigue devagar, saboreie a sua refeição. Faça boas escolhas e alimente -se bem!

Carla Mendonça - Nutricionista CRN 921001487 @paporetocomanutri

Comentários