25/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

O PODER DO CHOCOLATE

Por Dieta & Saúde 31/03/2021 às 22:47:14

CHOCOLATE

Com a aproximação da páscoa, o chocolate tem um grande consumo entre os brasileiros. Fique sabendo quais são os benefícios desta iguaria deliciosa.

O chocolate é um alimento que contém vitaminas A, do complexo B, C, E, D, além de minerais como ferro, magnésio, potássio e fósforo, e também proteínas. Embora ofereçam mais calorias procedentes de gorduras e açúcares, diversas pesquisas apontam que a versão amarga do chocolate possui alto teor de flavonoides, que são antioxidantes que auxiliam na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.

O chocolate também pode ser considerado um alimento estimulante, pois em sua composição são encontradas substâncias como a cafeína entre outras que podem aumentar o estado de excitação, repercutindo sobre o incremento da serotonina.

As vitaminas A, B, C, D e E, o fósforo e o ferro também podem ser encontrados no chocolate. Conheça os benefícios de consumí-lo:

· Contribui para a boa saúde do coração, pois promove um fluxo adequado de sangue;

· Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos;

· Ajuda na manutenção do bem-estar e do bom humor;

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo, basta comer um quadradinho de chocolate, pois quando consumido em excesso, a gordura pode contribuir para elevar os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

O chocolate também estimula a produção da feniletilamina no corpo, substância que causa sensação de extremo bem-estar quando ingerida, pois é precursora da serotonina, neurotransmissor conhecido como "substância química do bem estar".

Tipos de Chocolate

Chocolate branco: contém leite, açúcar e manteiga de cacau, mas não leva a massa de cacau, portanto tem muito mais açúcar e gordura em sua composição e não acrescenta nenhum beneficio à saúde.

Chocolate amargo: contém massa de cacau que varia de 50% a 100%, manteiga de cacau e açúcar. Quanto maior o teor de cacau, mais amargo, menos manteiga de cacau e menos açúcar ele terá, ou seja, será mais puro, nutritivo e rico em fitoquímicos.

Chocolate ao leite: contém os mesmos ingredientes que o chocolate amargo, mas suas proporções são diferentes – leva menos massa de cacau, mais manteiga e açúcar. Ele ainda leva leite em pó para chegar à cor marrom clara, textura cremosa e sabor adocicado, além de maior concentração de açúcar e gordura, responsáveis pela cremosidade. Como tem menos massa de cacau, é pobre em nutrientes e fitoquímicos, logo não proporciona benefícios ao organismo como a versão amarga.

Alfarroba: é uma alternativa ao chocolate, pois tem sabor bem similar e não causa compulsão alimentar. Ela é uma leguminosa da família do feijão e não contém alergênicos como glúten ou lactose. É rica em fibras e fonte de vitamina A. Já existem até opções de ovos de páscoa no mercado, uma ótima alternativa para quem sofre com compulsão, pois ela não contém estimulantes como a cafeína em sua composição.

COMO COMER SEM FAZER MAL:

O que determina se o chocolate faz bem ou mal para o plano alimentar é a dose. A quantidade recomendada por dia é de no máximo 30 gramas, o equivalente a um bombom ou uma barrinha.. 30 gramas são suficientes para mandar para longe o desejo de comer doces mais calóricos .

Deguste o chocolate devagar, isso ajuda (e muito) no aumento da saciedade.

Vale alertar que o excesso pode ser comprometedor: o chocolate possui 06 Kcal por grama de peso.

O mais prejudicial para a saúde é o branco, pela quantidade elevada de gordura em sua composição. "Ele apresenta em sua composição a manteiga de cacau, assim tendo um maior teor calórico e maior quantidade de gordura saturada, além de não apresentar antioxidantes

Para os diabéticos a indicação é que consuma apenas o chocolate diet, mas estando sempre atentos aos teores de calorias e gorduras na embalagem do produto".

O consumo abusivo pode levar não só ao excesso de peso, como também a elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, e até agravar alguns tipos de câncer, por isso vale a pena consumir o produto apenas moderadamente.


Feliz Páscoa !

Coma com moderação e faça boas escolhas.


Carla Mendonça - Nutricionista


Comentários