19/04/2024 (21) 979164559

Dieta & Saúde

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS DIET E LIGHT?

Por Dieta & Saúde 22/07/2020 às 20:48:44

Quando ouvimos essas palavras DIET ou LIGHT a primeira coisa que pensamos é que esses produtos nos ajudarão a emagrecer de forma milagrosa. Mas será que eles são usados de forma correta?



ENTENDENDO A DIFERENÇA:

A diferença entre alimentos diet e light está na quantidade permitida de um determinado ingrediente que compõe o alimento.

O termo diet só pode ser utilizado quando o alimento industrializado é isento de algum nutriente como açúcar, sódio, gordura, glúten, lactose, independente do número de calorias. Os alimentos diet são especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas.

QUANDO DEVO USAR OS ALIMENTOS DIET?

Os alimentos Diet devem ser utilizados em casos específicos de alguma doença ou alteração no exame de sangue. Por exemplo, o diabético deve restringir o consumo de açúcar, então pode optar pelos produtos diet isentos de açúcar. Quem sofre de hipertensão arterial pode escolher produtos diet isentos de sódio. Para pessoas com problemas de vesícula são recomendados produtos sem gordura. Para os portadores de problemas renais há produtos com restrição de proteína.

Os alimentos light são aqueles que apresentam redução mínima de 25% do nutriente em questão (açúcar, sal ou gordura) e tem 25% menos calorias, em comparação com o alimento original não light.

PARA QUE SERVEM OS PRODUTOS LIGHT:

Os produtos light devem ser comprados quando se deseja ter alguma redução em um nutriente específico ou nas calorias gerais do produto. Assim, antes de comprar um produto light, é importante observar qual nutriente foi reduzido e se essa redução é interessante para a dieta que se está seguindo.

Para que você possa entender melhor, 200 ml de um refrigerante normal tem cerca de 20g de açúcar, mas um refrigerante light pode ter até 16g de açúcar, enquanto a versão diet tem 0g de açúcar. No entanto, em outros alimentos essa redução pode acontecer tanto para o açúcar quanto para outros nutrientes, como gordural, sal , proteína, e nem sempre o nutriente que foi reduzido ajuda no processo de emagrecimento.

DIET TEM MENOS CALORIAS?

Apesar de alguns produtos Diet não terem açúcar, não significa que possuem menos calorias, e alguns podem até conter uma quantidade superior de calorias do que um produto que não é diet. Isso acontece porque para manter o sabor e a textura, os fabricantes colocam uma quantidade maior de gorduras ou outros ingredientes, deixando o alimento mais calórico.

O chocolate diet não contém açúcar, no entanto é mais calórico do que o tradicional, pois tem um teor maior de gorduras. Nesse exemplo é possível perceber que para a mesma quantidade de chocolate, a versão diet tem mais gordura e sódio do que a versão normal, o que é prejudicial para a saúde e não contribui para o emagrecimento.

O EXAGERO DE DIET E LIGHT É PREJUDICIAL

Qualquer alimento modificado pode causar alterações na fisiologia corporal. Se há um excesso de adoçante ou mais gordura, isto pode levar ao ganho de peso e sintomas gastrointestinais como enjoo, diarreia e mal-estar.

O consumo de alimentos modificados deve ser feito moderadamente e com cautela. Muitos pensam que o refrigerante diet, light ou zero pode ser tomado no lugar da água porque contém zero ou poucas calorias. Na verdade, isto significa tomar muito adoçante, sódio e aditivos químicos. Além disso, o gás presente na bebida pode contribui para um estufamento na barriga. Portanto, prefira sucos naturais, chás e água de coco, sem se esquecer da água mineral, com zero caloria, zero açúcar e zero gordura!

LEIA SEMPRE OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS

Nem os termo diet , nem o termo light garante que o produto a ser comprado é saudável ou com baixas calorias, pois isso irá depender do ingrediente que foi reduzido na receita. É muito importante ler sempre o rótulo antes de comprar o produto. Por exemplo, não adianta fazer dieta e comprar um alimento light que reduziu apenas a quantidade de sódio do produto, pois as suas calorias irão continuar as mesmas.

COMO EMAGRECER SEM COMER ALIMENTOS DIET E LIGHT ?

Agora você já sabe que os produtos diet ou light são desenvolvidos para atender pessoas que realmente têm alguma restrição alimentar. Assim, é importante conhecer o problema de saúde que deve ser tratado para conseguir comprar alimentos específicos, sendo necessário sempre olhar o rótulo do produto para identificar qual dos ingredientes foi alterado e se ele realmente se encaixa na dieta.

Para emagrecer sem comer produtos diet e light os demais consumidores, que buscam um peso corporal mais adequado e uma alimentação mais saudável, a saída é apostar numa alimentação colorida, variada em frutas, legumes, verduras, grãos integrais que são ricos em fibras e vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. É preciso consumir pelo menos 2 frutas por dia, de preferência com casca, comer salada nas refeições principais e evitar o alimentos ricos em açúcar e gordura, como bolos, comida pronta congelada, frituras, e sal.

Além da alimentação, deve-se fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana, pois o exercício aumenta o metabolismo, melhora a circulação sanguínea e ajuda no bom funcionamento do intestino, acelerando a perda de peso e melhorando a saúde do organismo.

Faça boas escolhas, e procure o nutricionista para te orientar sobre qual é o melhor alimento a consumir, de acordo com as suas necessidades orgânicas ou sua condição fisiológica. Carla Mendonça.


Comentários