28/03/2024 (21) 979164559

Polícia

Preso chefe da maior organização criminosa especializada em golpes bancários

Por Wanessa Dias 07/01/2022 às 14:30:00

Foto: Agência Brasil

Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) prenderam, nesta quinta-feira (06/01), o líder da maior organização criminosa especializada em golpes com cartões bancários. Ele capturado após trabalho de inteligência e investigação em uma mansão, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Cerca de 300 pessoas já foram vítimas da quadrilha e tiveram um prejuízo de R$ 6 milhões.

O grupo criminoso utiliza um programa de computador específico para simular um atendimento bancário, obtendo os dados "teclados" pelas vítimas em seus telefones. As pessoas acreditavam que era um procedimento antifraude da instituição bancária e digitavam os números dos cartões e senhas. Depois eram convencidas a entregarem o cartão, que a quadrilha alegava estar sendo utilizado indevidamente, e uma carta de contestação das operações não reconhecidas a um motoboy.

As investigações começaram, em novembro de 2020, quando 12 mulheres, que integravam um dos núcleos da quadrilha foram presas. Após essa ação, a organização criminosa passou a atuar somente na comunidade Parque União, onde se escondia das ações policiais. O chefe do bando também começou a morar na região, onde assumiu um papel de prestígio junto aos narcotraficantes da localidade.

Durante a ação foram apreendidos diversos documentos, telefone celular, um carro de luxo avaliado em R$ 700 mil, além de uma moto elétrica, e diversos itens de luxo. O criminoso preso é do estado de São Paulo, onde já foi preso duas vezes pela prática dos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão


Comunicar erro
Comentários