19/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Balão de 8 metros é apreendido no Gradim, em São Gonçalo

Por Wanessa Dias 16/01/2022 às 13:24:56

Foto: Divulgação / PMERJ

Um balão de 8 metros foi apreendido por policiais ambientais na manhã deste domingo (16), após cair no Iate Clube Gonçalense, no bairro Gradim, em São Gonçalo.

De acordo com a Polícia Militar, as equipes realizaram diligĂȘncias no Cais do Gradim, quando receberam a informação de queda de balão. Os policiais foram até o local e conseguiram apreender o balão.

O ato de soltar balões é crime, além de provocar em risco o espaço aéreo. A prĂĄtica de soltura de balão é um tipo de penal, o que gera crime de detenção de um a trĂȘs anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, conforme a Lei de Crimes. Ambientais (9.605/98) e o Decreto 3.179/99, que a regulamentou.

Segundo o artigo 42 , da lei 9605 de 1998:

"Art. 42. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incĂȘndios nas florestas e demais formas de vegetação, em ĂĄreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano:

Pena - detenção de um a trĂȘs anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente."

A lei de crimes ambientais surgiu da necessidade de proteger o meio ambiente, assim como a existĂȘncia urbana, até porque a soltura de balões pode causar incĂȘndios e danos de natureza imensurĂĄveis.

Conforme jĂĄ mencionado, o meio ambiente é amparado pela Lei n.Âș 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 , que pune o infrator, que soltar balões, nas sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa pĂĄgina no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
ComentĂĄrios