20/04/2024 (21) 979164559

Geral

São Gonçalo começa a vacinar crianças contra a Covid-19

Inicialmente serão vacinadas crianças com comorbidades, índigenas e quilombolas

Por Wanessa Dias 18/01/2022 às 15:00:26

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo deu início à vacinação contra a covid-19 de crianças de 5 a 11 anos nesta terça-feira. A primeira criança a se vacinar foi Kauã Batista Silva, de 11 anos. Ele foi à Clínica Municipal da Criança Célio Carvalho Martins, na Zé garoto, acompanhado da mãe Suelen Batista Silva, e estava animado com a vacinação.


"Eu estou muito feliz de ser a primeira criança vacinada na minha cidade. Não doeu nada. Eu nem tive medo da agulha", afirmou Kauã.


A mãe, Suelen, lembrou aos pais a importância de vacinar os filhos. "Quando eu soube que ia liberar a vacinação para a idade do Kauã, fiquei muito feliz e quis trazer ele logo no primeiro dia. Primeira dose ok. Agora é só esperar a segunda", disse.


Inicialmente, vão receber a primeira dose do imunizante Pfizer, as crianças com comorbidade e deficiência permanente. Posteriormente, a vacinação segue para as outras crianças.


Na Clínica Municipal Gonçalense, no Mutondo, Ana Paula Rocha Pimentel levou a filha Sophia, de 10 anos para vacinar. "Eu estava com grande expectativa para vacinar logo; ela que tem fibrose cística, uma doença congênita e hereditária que afeta o fígado, o pâncreas e o pulmão. Eu sou da área da saúde e sei a importância dessa imunização para a minha filha", conta.


Para a operadora de caixa Andrea Elias da Silva Lessa, de 44 anos, a imunização do filho Matheus, de 11 anos, simboliza a esperança que seu marido não teve.


"O pai do Matheus, foi o primeiro policial militar a morrer de covid no Estado do Rio, o sargento Jorge Lessa. Ele deixou a gente em casa para salvar as pessoas e acabou ficando doente e morreu. Hoje, eu e meu filho estamos imunizados", disse Andrea, emocionada.


Para receber a dose da vacina não é exigida prescrição médica, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade e deficiência permanente. É necessária a presença do responsável legal, que deve levar a carteira de vacinação da criança. Para as crianças que moram com pessoas que têm alto risco para o covid-19, os laudos das pessoas envolvidas.


É importante que os responsáveis também levem certidão de nascimento ou identidade, cartão do SUS ou CPF e caderneta de vacinação. Quem tomou outro tipo de vacina recentemente precisa esperar 15 dias para receber o imunizante contra covid-19.


Os pais que não tiverem como levar os filhos para a vacinação, devem fazer documento por escrito (pai ou mãe) para qualquer pessoa com mais de 18 anos levar a criança até o ponto de vacinação. Neste caso, o genitor que assinar a declaração também deve entregar um documento de identidade com foto para o responsável provar a autenticidade do consentimento.


Acamados – Para as crianças entre 5 e 11 anos acamadas, os responsáveis devem enviar email para: vacina.acamados.sg@gmail.com para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acabado, idade e telefone para contato.


Locais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de segunda a sexta, das 8h às 17h

Clínica da Criança, Zé Garoto

Posto de Saúde Roberth Koch, Porto da Madama

Posto de Saúde Madre Thereza de Calcutá, Estrela do Norte

Posto de Saúde Wally Figueira da Silva, Rocha

Posto de Saúde Ana Neri, Gradim

Posto de Saúde Jardel do Amaral, Venda da Cruz

Posto de Saúde Armando Leão, Morro do Castro

Posto de Saúde Santa Izabel, Santa Izabel

Posto de Saúde Josyandra de Moura Mesquita, Colubandê

Posto de Saúde Adolfo Lutz, Pacheco

Posto de Saúde de Vila Candoza

Posto de Saúde Carlos Chagas, Fazenda dos Mineiros

Posto de Saúde de Quinta Dom Ricardo

Posto de Saúde de Itaúna

Posto de Saúde Emílio Ribas, Sacramento

Posto de Saúde de Santa Luzia

Posto de Saúde do Portão do Rosa

Posto de Saúde do Jardim Catarina

Posto de Saúde do Mutuá

Posto de Saúde Agenor José da Silva, Jardim Catarina

Posto de Saúde Luiz Paulo Guimarães, Lagoinha

Posto de Saúde Louis Pasteur, Guaxindiba

Posto de Saúde Roberto Silveira, Bom Retiro

Posto de Saúde Ary Teixeira, Marambaia

Posto de Saúde Aníbal Porto, Monjolos

Posto de Saúde do Bandeirantes

Posto de Saúde Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra

Posto de Saúde de Almerinda

Posto de Saúde Juarez Antunes, Laranjal

Posto de Saúde Doutel de Andrade, Maria Paula

Posto de Saúde Floriano Barbosa, Jardim Catarina


Locais de vacinação para crianças de 5 a 11 anos de segunda a sexta, das 8h às 19h

Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo

Clínica Municipal Gonçalense Dr. Zerbini, Arsenal

Posto de Saúde Tancredo Neves, Luiz Caçador

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários