19/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Fiscais flagram e autuam professor de Educação Física em praia da Zona Sul de Niterói

Por Wanessa Dias 25/01/2022 às 15:19:17

Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, muita gente se anima em praticar atividades físicas ao ar livre. Além de ser uma ótima oportunidade de se exercitar de forma coletiva, promovendo uma maior interação social, é uma alternativa para fugir da rotina das academias. Praias, praças e parques costumam receber, nos dias mais quentes do ano, centenas de pessoas dispostas a fazer uma caminhada, pedalar e até mesmo aprender um novo esporte. É inegável que as atividades físicas promovem diversos benefícios para o organismo, como a regulação da produção de hormônios e vitaminas, além de aliviar a tensão do dia a dia, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente ao buscar um profissional para auxiliar nessas práticas de promoção de saúde e qualidade de vida.
Diante disso, o Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região, que engloba Rio e Espírito Santo, deu início à Operação Verão em toda a orla fluminense e em pontos de maior movimentação, como parques e o entorno de arenas esportivas, com uma novidade: além das abordagens em terra, um drone está sendo usado nas fiscalizações diárias. O modelo adquirido pelo conselho tem altitude máxima de 120 metros, velocidade máxima de 60 km/h, autonomia de 30 minutos em cada uma das três baterias e visa monitorar, de forma mais abrangente, o comportamento das atividades físicas nas áreas de atuação dos agentes. É a primeira vez que o equipamento é utilizado por um órgão de classe com o intuito de fiscalização no país.

"O drone chega para ser mais uma ferramenta tecnológica que contribui na logística das ações, prevendo possíveis problemas na operação, a fim de evitá-los e melhorá-los, além de garantir que essa operação seja executada com sucesso no combate ao exercício ilegal da profissão", afirma Giovanna Pereira, Supervisora do Departamento de Fiscalização do CREF1.

Nesta segunda-feira (24), os agentes estiveram na Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, e identificaram uma pessoa que exercia de forma irregular a profissão. Ela não possuía graduação em Educação Física, foi autuada e o caso encaminhado ao Ministério Público. Além dela, cinco profissionais foram notificados por não possuírem o Curso de Suporte Básico de Vida, que é obrigatório em cumprimento à Lei Estadual n° 7696, de 2017. O CREF1 oferece o curso gratuitamente aos seus associados, que só em no Rio são 60.611, segundo dados do órgão.
Mesmo com as fortes chuvas e a nova onda da Covid-19, a fiscalização fez 82 abordagens desde o início do ano. Destas, seis pessoas foram flagradas exercendo ilegalmente a profissão (duas na atividade de treinamento funcional, duas em futevôlei, uma como monitor de corrida e outra como professor de beach tênis), além de 22 que não possuíam o Curso Básico de Vida.
Em 2021, 15% dos profissionais abordados exerciam ilegalmente a profissão
Segundo dados da autarquia, em janeiro de 2021 foram fiscalizadas 156 atividades físicas ao ar livre no Estado do Rio, sendo que em 23 delas houve flagrante de exercício ilegal da profissão, o que corresponde a aproximadamente 15% dos abordados. Além disso, dez casos foram encaminhados à delegacia. Isso porque, para dar aulas de qualquer atividade que tenha como finalidade o condicionamento físico, é obrigatório ter registro ativo no conselho.
Durante todo o ano, uma equipe do conselho monitora blogs, sites e redes sociais, onde também são oferecidos com frequência serviços de personal trainer e aulas de práticas esportivas por influenciadores digitais. Só em 2021, a ação on-line fiscalizou 214 perfis. Desses, 131 foram enviados ao Ministério Público.

"Somente um profissional de Educação Física graduado e registrado é capaz de respeitar a individualidade biológica de cada um, além de priorizar os seus objetivos com segurança. Se tratando de atividades ao ar livre, devemos considerar ainda que o profissional é capaz de respeitar os níveis de intensidade de cada treinamento com base na percepção de esforço devido a condições climáticas, além de estar preparado para qualquer tipo de atendimento emergencial", pontua Giovanna.
É possível solicitar a cédula de registro de quem está orientando a atividade para se certificar que está sendo orientado por um profissional de Educação Física ou, com o nome e sobrenome, entrar em contato com os canais do Conselho Regional para realizar uma consulta.
O CREF1 ressalta que qualquer pessoa pode denunciar a prática irregular da profissão através do site da instituição ou pelo telefone (21) 2567-0789, que também funciona como WhatsApp. O anonimato é garantido.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários