25/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Microalgas com gordura de esgoto tingem de vermelho praia de Maricá

Por Wanessa Dias 01/02/2022 às 18:25:05

Foto: Diego Reis

Quem passou pela Praia da Barra, em Maricá, nesta terça-feira (1º) se surpreendeu com microalgas na areia e a água do mar vermelha. Segundo especialistas, água adquiriu essa tonalidade por causa das microalgas com gordura de esgoto.

O morador Lucas Otor disse que o odor era muito forte. "Está insuportável esse mal cheiro não tem como ficar na praia", disse.

Especialista falaram sobre as algas e explicaram o motivo do surgimento do fenômeno.

"Perto das grandes cidades onde tem muita sobra de alimento, onde existe deficiência de serviços públicos, saneamento básico e coleta de lixo, isso tudo vai refletir no mar, porque o mar vai receber essa grande quantidade de matéria orgânica e vai processar. Com isso, as plantas começam a absorver a decomposição dessa matéria orgânica e aí elas crescem com maior força", disse David Zee, engenheiro e oceanógrafo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)



"As algas microscópicas, que fazem essa massa e ficam escuras quando secam, isso tem a ver com o bloom de algas, ou afloramento, relacionados com as águas frias da ressugência. É feio estatisticamente, mas logo vai desaparecer, vai se decompor naturalmente", disse o biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz(Friocruz).

O São Gonçalo RJ procurou a Prefeitura de Maricá para saber se a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai enviar uma equipe para vistoriar o local e verificar se é uma ocorrência de lançamento de esgoto, mas até a publicação desta reportagem ainda não havia respondido.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários