26/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Educação de São Gonçalo investe em capacitação dos professores

Projeto busca reduzir os efeitos provocados pela pandemia

Por Wanessa Dias 30/04/2022 às 08:03:11

Foto: Divulgação

Buscando a capacitação e a reorientação do professor da rede municipal, o projeto L.E.R (Ler, Escrever e Raciocinar) trouxe para a Secretaria de Educação de São Gonçalo, nesta sexta-feira (29), o curso "Alfabetizar Letrando: Refletindo Teoria e Prática", voltado para os profissionais que trabalham do primeiro ao quinto anos, colocando a forma de alfabetizar no foco da discussão.

Na ocasião, os professores foram convidados pela formadora Renata Melo a repensarem as práticas já adotadas. O curso busca o acolhimento e a conversa entre pares, compartilhando as experiências de sala de aula e refletindo sobre a teoria.

"Os professores precisam pensar sobre essa questão da alfabetização e do letramento ao longo do processo da sala de aula, do primeiro ao quinto anos, principalmente com essa realidade de pandemia que os alunos ficaram afastados da sala. É necessário repensar as nossas práticas, ressignificar, principalmente, aquilo que era tido como certo antes. Os alunos precisam que a gente reestruture o nosso planejamento a fim de que haja uma aprendizagem significativa", afirmou Renata Melo.

A professora do primeiro ano do CIEP 125 Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Mutondo, Raquel de Sá, esteve no encontro e viu o momento como oportunidade de trocar conhecimento com os colegas de profissão. Ela entende que é importante escutar e unir forças para fazer um trabalho mais assertivo com os alunos.

"No curso, a gente troca experiências, troca ideias, dialogando com pessoas que trabalham com métodos diferentes e fazendo com que isso agregue conhecimento. A questão da alfabetização e do letramento é muito importante, principalmente agora na pandemia. É interessante falar sobre isso para saber qual o método a gente vai utilizar nesta volta à sala de aula", explicou a professora.

Projeto L.E.R

O projeto L.E.R é uma iniciativa da Secretaria de Educação, através da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, que visa mitigar os efeitos causados pela pandemia na aprendizagem dos alunos da rede municipal. O objetivo é trazer o reforço escolar e a capacitação dos professores, complementando, no contraturno escolar, o trabalho já realizado pelas unidades.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários