18/05/2022 (21) 979164559

Cidades

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO do WhatsApp -728x90 - Topo do Site - Local 1 e 2

Frente fria vai fazer temperaturas despencarem a partir de domingo

Chuva congelante, neve e geadas: inverno fora de hora vai atingir principalmente Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Redação 14/05/2022 às 11:29:17

Foto: Diego Reis

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a partir deste domingo (15), uma frente fria vai causar quedas de temperatura em praticamente todo o Brasil. O fenômeno deve atingir diversas regiões e seguirá até o domingo seguinte (22).

No Sul, Sudeste e Centro-Oeste o efeito da mudança no tempo vai ser mais acentuado. Há a possiblidade de mínimas negativas, geadas e até neve em algumas regiões. A massa de ar frio é extensa e se desloca com rapidez. Até mesmo em estados do Norte as mínimas devem surpreender.

O fenômeno já causa temperaturas mais baixas no Sul. Na próxima semana, a temperatura pode ficar abaixo de zero, com possibilidade de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense. Também deve ocorrer a chuva congelante, quando a água vira gelo antes de chegar ao solo.

Na Serra da Mantiqueira (entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Planalto Sul do Paraná os termômetros também podem cair a zero. A previsão é de que metade do Brasil tenha temperaturas abaixo de 12°C na semana que vem.

Nessa lista estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minhas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Conhecida pelo calor, a capital mato-grossense, Cuiabá, pode ter mínima de 7°C. Em Campo Grande (MS) e Brasília (DF) pode fazer 10°C.

O Norte do país pode enfrentar a segunda friagem do mês. Em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) pode fazer 16°C na sexta-feira (19).

A massa de ar frio é intensificada por de um ciclone extratropical, que se formou no Sudeste do Rio Grande do Sul e no Oceano Atlântico no início desta semana e já aumentou o frio na região. Houve registro também de chuvas de granizo.

Todos os estados do Sul estarão sob risco de geada entre os dias 17 (quarta-feira) e 21 (sábado). O mesmo deve acontecer no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em áreas isoladas de São Paulo e sul de Minas Gerais, entre os dias 18 (sexta) e 22 (domingo).

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão


Fonte: Brasil de Fato

Comunicar erro
Comentários