19/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Homem em situação de rua é encontrado morto após noite com mínima de 7°

Corpo passou o dia todo na calçada da Rua do Imperador; prefeitura afirma que prestou atendimento antes da morte

Por Wanessa Dias 30/06/2022 às 16:48:22

Foto: Diego Reis

Um homem em situação de rua foi encontrado morto na calçada onde dormia no centro histórico do município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, na última terça-feira (28). A hipótese de morte por frio não está descartada. A madrugada de segunda-feira (27) para terça-feira (28) foi uma das mais frias da semana na cidade - com temperaturas mínimas atingindo 7°C.

Segundo a imprensa local, o corpo do homem passou o dia inteiro na calçada da Rua do Imperador, em frente a um shopping, onde foi constatado o óbito. O corpo só foi removido às 17h pela Polícia Civil.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil não informou o motivo da demora para a remoção. Por meio de nota, o órgão disse que "o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região para exame de necropsia, a fim de apurar a causa da morte". Ainda de acordo com a assessoria, a investigação está em andamento para esclarecer o caso.

A reportagem também procurou a Prefeitura de Petrópolis, que informou que o homem era paciente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps-AD) por ser usuário de drogas e ter transtornos mentais.

Segundo o município, por estar em situação de rua, ele já vinha sendo atendido pelas unidades da Secretaria de Assistência Social, entre elas, o Centro Pop, Núcleo de Integração Social (Nis) e a Unidade de Acolhimento Temporário (Unat).


Ainda de acordo com a prefeitura, o homem foi atendido na última segunda-feira (27) pelos equipamentos de saúde e da assistência social do município.

"À tarde, na Unat, no bairro Retiro, o enfermeiro de plantão percebeu que ele estava agitado, por isso aferiu sua pressão. Como estava com sua pressão alterada, o profissional acionou o Samu [Serviço Móvel de Atendimento de Urgência] solicitando o atendimento. O Samu foi até o local, atendeu o morador ainda na unidade e o levou até a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] Centro. Lá, foi constatado um quadro de intoxicação por uso de drogas. Ele chegou a ser medicado, mas removeu a sonda e se negou a permanecer na unidade", diz a nota.

A prefeitura ainda informou que a assistência social da UPA Centro chegou "a abordar o paciente e pediu para que ele aguardasse a chegada do transporte solicitado junto ao Centro Pop, mas ele insistiu em deixar o local sem a devida assistência", conclui o texto.

Onda de Frio

Segundo a prefeitura, a Secretaria de Assistência Social deu início em maio à Operação Inverno. Diariamente, uma equipe da secretaria percorre a cidade, buscando convencer as pessoas em situação de rua a dormir no Centro Pop.

"Elas não são obrigadas a ir para lá. A abordagem é um trabalho de conversa, esclarecimentos e convencimento. Muitas das pessoas abordadas não são de Petrópolis, outras possuem problemas mentais ou com álcool e drogas", destacou o município.


De acordo com o governo municipal, as pessoas que aceitam o convite para o acolhimento no Centro Pop passam pelo atendimento técnico e têm cama, cobertores, alimentação e banho.

Em maio, foram realizados, ao todo, 336 pernoites. Hoje, a Secretaria conta com 44 vagas por noite (podendo aumentar esse número, caso haja demanda para isso).

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão


Fonte: Brasil de Fato

Comunicar erro
Comentários