26/04/2024 (21) 979164559

Polícia

Moradores denunciam desmatamento e prejuízo ao habitat de animais em condomínio de Niterói

Por Wanessa Dias 08/08/2022 às 19:18:00

Foto: Diego Reis

Moradores de um condomínio no bairro Maria Paula, em Niterói, denunciam o desmatamento e prejuízo ao habitat de animais após início da realização de uma obra de construção de uma elevatória e canalização de esgoto do próprio condomínio residencial.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

De acordo com os moradores, eles estão preocupados com a derrubada de árvores e com os animais silvestres que desapareceram do terreno que tem cerca de 3000m².

Morador do condomínio há pelo menos dez anos, um dos moradores, que preferiu não se identificar, contou que tinha costume de ver tucanos, papagaios e outras espécies de aves antes do desmatamento.

"Fiquei muito preocupado, pois tinha muito contato com os animais. A pouco tempo vimos uma clareira se abrindo nos fundos do condomínio e ficamos sabendo que estava sendo realizada uma obra de tratamento da água que estava sendo jogada direta no rio. Quero saber porque a empresa está fazendo isso com a natureza", disse.

Segundo a Polícia Militar, uma equipe do Comando de Polícia Ambiental foi acionada para checar a denúncia dos moradores. No local, os policiais conseguiram localizar o encarregado da obra que trabalha para uma empreiteira que presta serviço para a concessionária Águas de Niterói.

Ainda segundo a PM, o zelador administrativo disse para os policiais que o condomínio contratou a empresa Águas de Niterói para realização da obra. As partes foram levadas para a 78ª Delegacia de Polícia (DP) do Fonseca.

A Águas de Niterói informou que a concessionária possui as licenças de obra necessárias para a referida intervenção, que dará a destinação final correta para o efluente sanitário de aproximadamente 200 residências que hoje é despejado sem tratamento no meio ambiente. A empresa não possui responsabilidade sobre alegada realização de desmatamento e condena a prática.

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou através de nota que, o caso foi registrado como crime ambiental, e foi encaminhado para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). A polícia não informou que tipo de crime foi indicado no registro.

A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade informou através da Prefeitura de Niterói Informou que, agentes estiveram no local, ao lado Polícia Militar Ambiental, durante a ação. A concessionária Águas de Niterói foi notificada para que cessasse as atividades no local até que os responsáveis pelo local prestassem esclarecimentos.

A Secretaria informou ainda que segue acompanhando o caso e não descarta multar, tanto o condomínio quanto a concessionária, ao fim das investigações.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários