28/03/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Polícia investiga caso de racismo na Uerj de São Gonçalo

Agressora seria uma colega de turma da vĂ­tima

Por Wanessa Dias 13/08/2022 às 08:20:17

Foto: Divulgação

A PolĂ­cia Civil do Rio de Janeiro investiga uma denĂșncia de racismo contra uma aluna na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no campus São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

Quer receber nossas principais notĂ­cias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

O caso ocorreu no dia 4 de agosto e foi registrado na 73ÂȘ Delegacia de PolĂ­cia (Neves) como injĂșria racial e ameaça. A agressora seria uma colega de turma da vĂ­tima, e, segundo a polĂ­cia, testemunhas estão sendo ouvidas e as investigações estão em andamento para esclarecer os fatos.

A Uerj informou que lamenta o episódio de racismo e afirmou ter prestado todo apoio à estudante agredida. "A aluna foi acompanhada à delegacia por um professor e uma assistente social da universidade, para prestar queixa. A instituição irĂĄ acompanhar atentamente o caso", disse em nota.

RepĂșdio

Em repĂșdio à agressão, um protesto foi organizado na faculdade no inĂ­cio desta semana, e cartazes contra o racismo foram levados para o campus. Após o ato, porém, estudantes denunciaram que mensagens com apologia ao estupro de mulheres negras e contra o sistema de cotas foram coladas no banheiro masculino.

O Centro AcadĂȘmico da Faculdade de Formação de Professores, por meio de suas redes sociais, repudiou a mensagem racista e misógina. "É inaceitĂĄvel que isso aconteça em qualquer espaço e, neste caso, tem um pesar a mais: o fato de estar acontecendo em um campus de formação de professores, que em sua maioria saem da universidade para lecionar na educação pĂșblica", afirmou em mensagem publicada ontem.

Também em nota de repĂșdio publicada ontem nas redes sociais, a Direção da Faculdade de Formação de Professores ressaltou que não hĂĄ norma interna da universidade para apurar a conduta de alunos e considerou urgente que seja debatida e aprovada uma regulamentação que estabeleça esses procedimentos de apuração.

"Os recorrentes episódios de discriminação vivenciados na FFP são extremamente graves, incompatĂ­veis com a legislação, com o ambiente acadĂȘmico e com princĂ­pios éticos", diz o texto.

Sobre as mensagens racistas e misóginas, a Uerj afirmou que farão parte da investigação policial e da apuração administrativa interna da universidade. JĂĄ a PolĂ­cia Civil afirmou que ainda não foi registrada ocorrĂȘncia a respeito desses cartazes.

A Uerj acrescenta ainda que, como pioneira na implantação da polĂ­tica de cotas no Brasil, repudia todo ato racista e, hĂĄ 20 anos, trabalha para promover a diversidade no ambiente universitĂĄrio.

"A universidade também estimula a criação de coletivos e organizações estudantis de alunos negros, por entender o papel que estes desempenham na luta antirracista e na promoção do diĂĄlogo dentro da instituição".

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias.

Curta nossa pĂĄgina no Facebook é só clicar no botão

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios