19/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Moradores passam madrugadas em filas quilométricas para conseguir atendimento no Cras em São Gonçalo

Por Wanessa Dias 18/08/2022 às 16:43:31

Foto: Diego Reis

A busca por atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) tem gerado filas quilométricas em São Gonçalo. Quem precisa ir em algumas das unidades tem que dormir na fila para tentar atendimento durante a manhã, mas mesmo assim, não é garantido o atendimento. Pelo menos foi o que aconteceu com moradores do Arsenal.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Morador da região há mais de 45 anos, João Augusto, que está desempregado, esteve no Cras do Arsenal, localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) pela segundo vez. Nesta quinta-feira (18) ele chegou por volta das 4 horas da madrugada.

"Eu estive aqui outra vez mas não consegui fazer o cadastro para solicitar o benefício do cartão bolsa família porque tinha muitas pessoas na minha frente e acabei não sendo atendido. Estou desempregado, não tenho renda nenhuma. Agora já fiquei mais esperto e vim de madrugada, espero que eu consiga", disse.

A fila para atendimento no Cras era tão grande que chegava a subir o morro de uma rua lateral. Quem chegava ou até mesmo passava pelo local ficava surpreendido com a quantidade de pessoas.

Entre os serviços buscados, estão atualização ou registro de cadastro em benefícios como CadÚnico, entre outros. As medidas são essenciais para participação em programas sociais.

Moradores contaram ainda que precisaram enfrentar fila na segunda-feira passada para garantir atendimento nesta quinta.

"Tive que vir aqui enfrentar fila na segunda, isso para conseguir atendimento hoje, e mesmo assim, já estou nessa enorme fila de novo", disse outra moradora que preferiu não se identificar.

Procurada, a Secretaria de Assistência Social informou que diante do aumento da demanda, reforçou o atendimento nos Cras do município e vem realizando ações itinerantes com instruções todos os sábados através do projeto Cidadania Itinerante.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão





Comunicar erro
Comentários