03/05/2024 (21) 979164559

Polícia

Secretaria de Estado de Polícia Civil sedia 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública

Por Redação 27/02/2023 às 12:18:20

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) sediará o 1º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública. Realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e o Ministério Público do Trabalho, o evento tem como objetivo promover a saúde mental e valorizar a vida dos profissionais da área de Segurança.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp! CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

O encontro acontecerá na próxima terça-feira (28/02), na Cidade da Polícia (Cidpol), a partir de 9h30, e contará com a presença do secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque; do vice procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Fabio Villela; da secretária de Estado de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel; do diretor do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Vitor Poubel, entre outras autoridades.

Na ocasião, o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro anunciarão a implementação do Programa "Segurança QPrevine" como uma das etapas de um projeto maior, desenvolvido de forma integrada com instituições de segurança pública do estado do Rio de Janeiro e outros parceiros.

O IPPES está implementando um programa com pesquisa de diagnóstico e formação na prevenção e posvenção de suicídio para agentes da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), que já firmaram acordos de cooperação técnica com o MPT/RJ, articulador do Projeto de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos agentes de segurança pública.

O "Segurança QPrevine" atua em três eixos: pesquisa e diagnóstico; construção de boletins baseados em levantamento de dados (com notificação de suicídios, tentativas de suicídio e homicídios seguidos de suicídios); treinamento, formação e apoio psicoterapêutico aos profissionais.

As ações desenvolvidas são oficinas de autocuidado e de gestão humana para gestores, agentes internos e operacionais, destacando a importância da saúde mental na segurança pública, além do curso de formação de multiplicadores de prevenção ao suicídio. O objetivo final é que as instituições aprimorem ações próprias de prevenção ao suicídio.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias. Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários