16/04/2024 (21) 979164559

Geral

Município alerta para aumento nos casos de violência contra idosos

Por Wanessa Dias 15/06/2020 às 18:32:25

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Em 2019, o Disque 100 contabilizou mais de 48 mil registros referentes a denúncias de violações de direitos das pessoas idosas. Esses números colocam os idosos no segundo lugar entre os grupos mais vulneráveis, atrás apenas de crianças e adolescentes. No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), alerta a sociedade sobre a importância do enfrentamento e combate à violência contra essa parcela da população, principalmente durante a pandemia do Coronavírus.

São Gonçalo é o segundo município com a maior população idosa do estado do Rio de Janeiro. As pessoas idosas representam cerca de 12% da população gonçalense. Para o prefeito José Luiz Nanci, é de grande importância investir em ações que visam garantir um envelhecimento saudável.

"Nosso município tem um número expressivo de idosos e nós, enquanto governo, precisamos acolhê-los com carinho e amor e garantir que seus direitos não sejam violados. O trabalho em rede também é de grande importância para promover ações e serviços voltados para a saúde e o bem-estar dessas pessoas", afirma Nanci.

Junho foi o mês escolhido para a campanha nacional "Junho Violeta", que tem como objetivo prevenir e identificar situações de abuso, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância da luta em prol da proteção e do respeito aos idosos.

"Cabe ressaltar que a violência aumentou em 13% no ano de 2018. Conforme registrado no Disque 100, o Rio de Janeiro registrou 5.035 ocorrências, fato que nos leva a verificar a importância relevante de cuidados com os idosos para que envelheçam com dignidade em prol da sua qualidade de vida. Denuncie! Não se cale!", ressalta Marta Maria Figueiredo, secretária da Semimd.

Em São Gonçalo, de acordo com a Subsecretaria de Políticas Públicas para o Idoso, as maiores incidências são de abandono e conflitos familiares. Segundo o secretário do Idoso, Thiago Suzarte, esses números tendem a aumentar durante a pandemia, por isso a importância da denúncia.

"É preciso que as pessoas saibam identificar e repudiar todos os atos de violência contra o idoso, ainda mais nesse período de isolamento social. As redes de assistência, saúde, esporte e lazer, junto com o Ministério Público e a Justiça formam uma rede de articulação de trabalho em prol da garantia de direitos e da melhoria da qualidade de vida desse público e esse é um trabalho fundamental", destaca Thiago.


REDES DE PROTEÇÃO

Além do Disque 100, São Gonçalo conta com as redes de proteção através da Secretaria Políticas Públicas para Idoso ([email protected]); Semimd ([email protected]).
celular Xiaomi

Comunicar erro
Comentários