29/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj encontra irregularidades no Sambódromo

Por Redação 21/03/2023 às 09:23:07

Foto: Divulgação Alerj

Integrantes da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizaram nesta segunda-feira (20/03) vistoria nas instalações do Sambódromo e constataram diversas irregularidades no local. Segundo o presidente da Comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), foram verificados problemas como galerias entupidas, esgoto a céu aberto, focos de mosquito, entre outros. Também participaram da vistoria a equipe técnica da Comissão, a guarnição do Comando da Polícia Ambiental (CPAm), técnicos da concessionária Águas do Rio, e representantes da RioTur.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp! CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.


A Comissão decidiu encaminhar o relatório ao Ministério Público Estadual e oficiar os órgãos responsáveis cobrando soluções definitivas. "O Sambódromo é um cartão de visitas da cidade e não merece o tratamento que vem recebendo. Vamos trabalhar para não vermos a avenida virar um valão, como vimos em fevereiro", disse Jorge Felippe.

A iniciativa teve o objetivo de verificar as condições das galerias de águas pluviais, uso de banheiros químicos, a rede coletora de esgotos e outras questões ligadas à conservação da Passarela do Samba.

Nas galerias, por exemplo, foi constatado acúmulo de água residual fétida e alto grau de reprodução de mosquitos. Nos banheiros químicos observou-se conexões provisórias com a rede coletora de esgotos com riscos de vazamento. A Comissão identificou, ainda, má condição de conservação da rede de esgoto e uso de materiais inadequados na rede de águas pluviais.

Problema observado no Carnaval

Durante o Carnaval, o próprio deputado Jorge Felippe registrou casos de vazamento do esgoto e problemas estruturais. Além disso, com as fortes chuvas na cidade, em fevereiro, o Sambódromo também sofreu com alagamentos.

"Vamos acionar a Riotur para cobrar melhorias nas condições estruturais do Sambódromo, na questão do esgotamento sanitário, indicando a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE. Para a Secretaria Municipal de Saúde vamos pedir uma solução quanto ao acúmulo de água e a reprodução de mosquitos, e iremos solicitar à Águas do Rio a apresentação de um projeto de melhoria no sistema de coleta de águas pluviais e efluentes sanitários", disse o parlamentar.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias. Curta nossa página no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
Comentários