29/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Escola de São Gonçalo reforça segurança após suposto plano de ataque

Por Mateus Passeri 30/03/2023 às 15:24:59

Foto: Reprodução

O Colégio Estadual Augusto Cezario Diaz André, localizado no bairro Pacheco, em São Gonçalo, precisou reforçar a segurança após o vazamento, por meio de aplicativo de mensagem, de um suposto ataque à instituição de ensino, marcado para acontecer nesta quinta-feira (30).

Não perca nossas principais notĂ­cias, participe do nosso grupo de WhatsApp! CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Segundo informações, estudantes teriam combinado o suposto ataque e haveria uma lista de alunos e turmas. Os familiares dos alunos foram comunicados do possĂ­vel ataque.

" Estão postando isso nos grupos. Minha filha estuda lĂĄ, chegou em casa apavorada. A diretora comunicou a todos sobre o que estava acontecendo. A polĂ­cia foi acionada", relatou uma mãe.

"Eu estive na escola e fui comunicada pela diretora que jĂĄ teve um grupo de pais ontem com o print da mensagem falando sobre o massacre marcado para hoje", disse outra mãe.

A PolĂ­cia Militar informa que o 7ÂșBPM (São Gonçalo) direcionou reforço para o policiamento neste local.


Procurada, a Secretaria de Educação do Estado não havia respondido até a publicação desta matéria.

Aluna detida com faca

Uma aluna da Escola Municipal Castello Branco, no Boaçu, em São Gonçalo, foi detida com uma faca na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a PolĂ­cia Militar, a adolescente teria se envolvido em uma briga na unidade de ensino no dia anterior e teria levado uma arma branca após sofrer ameaças.

Policiais da Patrulha Escolar do 7° BPM (São Gonçalo) prenderam o armamento que foi levado junto com a jovem para a 72ÂȘ Delegacia Policial (DP) do MutuĂĄ, onde o caso foi registrado.

Governador ClĂĄudio Castro anuncia comitĂȘ permanente para garantir segurança nas escolas

O governador ClĂĄudio Castro anunciou, nesta quinta-feira (30), a criação de um ComitĂȘ Permanente de Segurança Escolar com representantes de vĂĄrios órgãos do governo e entidades civis. O objetivo é implantar ações para identificar e evitar situações de violĂȘncia nas escolas pĂșblicas e privadas do Rio.

Durante o encontro com integrantes das ĂĄreas de Segurança e Educação, foi apresentado o aplicativo "Rede Escola", inspirado no app "Rede Mulher", desenvolvido pela PolĂ­cia Militar. A ideia é que, em até dois meses, o aplicativo esteja jĂĄ em operação, conectando os profissionais da rede de ensino à PolĂ­cia Militar. Através da ferramenta, professores e funcionĂĄrios das escolas poderão fazer denĂșncias e acionar um botão de emergĂȘncia.

- Como tenho afirmado, a educação é prioridade do nosso governo. Sem educação, não vamos a lugar nenhum. Por isso, estamos criando esse comitĂȘ para garantir mais proteção às nossas crianças, jovens e profissionais que trabalham na rede. Os pais precisam ter a tranquilidade de saber que seus filhos vão chegar em casa em segurança – disse o governador, acrescentando que o Bope e a Core, que tĂȘm experiĂȘncia em gerenciamento de crises, também irão treinar os professores para que eles atuem em casos de prevenção e de emergĂȘncia.

Outra medida anunciada é a criação de um grupo de trabalho, na ĂĄrea de inteligĂȘncia da PolĂ­cia Civil, para apuração de casos de incitação à violĂȘncia em escolas nas redes sociais. Essas ações serão complementadas com os programas jĂĄ existentes, como a Patrulha Escolar e o Programa Educacional de ResistĂȘncia às Drogas e à ViolĂȘncia (Proerd), ambos da PolĂ­cia Militar, e o Segurança Presente, da Secretaria de Governo.

Estamos vivendo um momento de reflexão que requer ação imediata não só do poder pĂșblico, mas de toda sociedade. Queremos uma cultura de paz nas escolas que combata as diversas formas de violĂȘncias. Neste aspecto teremos ações tecnológicas, administrativas e de formação da comunidade escolar – afirma a secretĂĄria estadual de Educação, Roberta Barreto.

Participaram da reunião, no PalĂĄcio Guanabara, entre outros, os secretĂĄrios de PolĂ­cia Militar, coronel Henrique Pires, de PolĂ­cia Civil, Fernando Albuquerque, o de Governo, Bernardo Rossi, Defesa Civil, Leandro Monteiro, o reitor da Uerj, Mario Sergio, e o secretĂĄrio municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias. Curta nossa pĂĄgina no Facebook é só clicar no botão

Comunicar erro
ComentĂĄrios