07/05/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Capitão Guimarães é preso durante operação contra quadrilha do jogo do bicho

A ação Ă© um desdobramento da Operação SicĂĄrios, deflagrada pela PF em dezembro do ano passado.

Por Redacao 01/09/2023 às 15:56:12

Foto: Reprodução

O contraventor AĂ­lton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, de 81 anos, foi preso nesta sexta-feira (1Âș) durante a Operação Mahyah realizada pela PolĂ­cia Federal (PF) e pelo Ministério PĂșblico do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A ação teve como objetivo desarticular uma quadrilha, chefiada por Guimarães, responsĂĄvel por homicĂ­dios, corrupção passiva e porte ilegal de arma de fogo.

Não perca nossas principais notĂ­cias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Na ação de hoje, cerca de 100 (cem) policiais federais cumprem 13 (treze) mandados de prisão preventiva e 19 (dezenove) mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ÂȘ Vara especializada em organizações criminosas do Rio de Janeiro. Os mandados são cumpridos em municĂ­pios do estado do Rio de Janeiro e no EspĂ­rito Santo, em endereços ligados aos integrantes da organização criminosa, jĂĄ denunciados pelo Ministério PĂșblico.

De acordo com a investigação, que é um desdobramento da Operação SicĂĄrios, deflagrada em 07 de dezembro de 2022, trĂȘs nĂșcleos criminosos - subordinados ao mesmo bicheiro - controlam o monopólio de jogos de azar e exploração de bingos clandestinos na Ilha do Governador, Niterói, São Gonçalo e no EspĂ­rito Santo.

Para assegurar a soberania territorial, a organização criminosa pratica, de maneira ordenada, diversos crimes, dentro os quais se destacam homicĂ­dios, corrupção passiva e porte ilegal de armas de fogo.

O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Investigações SensĂ­veis da PF (GISE/RJ) e da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ) em conjunto com Ministério PĂșblico, por meio da 2ÂȘ Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do NĂșcleo Niterói e São Gonçalo e com auxĂ­lio de promotores de justiça de outros órgãos do parquet fluminense.

Para o cumprimento dos mandados, na data de hoje, a PF contou com o apoio da Corregedoria da PMERJ e do GAECO/MPES.

O nome da operação MAHYAH, remete a origem da palavra MÁFIA, que provém de um termo do dialeto siciliano, mafia, inspirado em mahyah, que em ĂĄrabe significa audĂĄcia.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias.

Comunicar erro
ComentĂĄrios