27/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Policiais civis e advogado são presos por tráfico de drogas

As investigações apontam que os envolvidos traficavam 16 toneladas de maconha para a principal facção do Rio.

Por Redacao 19/10/2023 às 12:33:59

Foto: Reprodução

Na manhã desta quinta-feira, 19, a PolĂ­cia Federal, em conjunto com o MPRJ, deflagrou a Operação Drake, na qual prenderam quatro policiais civis e um advogado pela prĂĄtica de trĂĄfico de 16 toneladas de maconha, além do crime de corrupção.

Não perca nossas principais notĂ­cias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Na ação de hoje, cerca de 50 (cinquenta) policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1a Vara Criminal da Comarca de Resende/TJRJ. Os mandados são cumpridos na capital fluminense e em Saquarema/RJ, em endereços ligados aos criminosos, jĂĄ denunciados pelo Ministério PĂșblico, bem como na Cidade da PolĂ­cia Civil, especificamente na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas.

Quem são os presos

Alexandre Barbosa da Costa Amazonas, ex-agente da DRFC;

Eduardo Macedo de Carvalho, ex-agente da DRFC;

Juan Felipe Alves da Silva, ex-chefe do setor de investigações da DRFC;

Leonardo Sylvestre da Cruz Galvão, advogado;

Renan Macedo Guimarães, ex-agente da DRFC.

De acordo com a investigação, que teve inĂ­cio em ação integrada do serviço de inteligĂȘncia da PRF com a PF, na comunicação e monitoramento do veĂ­culo suspeito, duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da PCERJ abordaram um caminhão carregado com 16 toneladas de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Após escoltarem o caminhão até a Cidade da PolĂ­cia Civil, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado, a liberação da carga entorpecente e a soltura do motorista, mediante ao pagamento de propina.

Com a concretização do pacto criminoso, trĂȘs viaturas ostensivas da DRFC escoltaram o caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade vinculada à principal facção criminosa do Rio de Janeiro. Em seguida, a carga de maconha foi descarregada pelos criminosos.

O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Investigações SensĂ­veis da PF (GISE/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ) em conjunto com Ministério PĂșblico, por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende e com auxĂ­lio de promotores de justiça de outros órgãos do parquet fluminense.

Para o cumprimento dos mandados, na data de hoje, a PF teve o apoio da Corregedoria da PCERJ.

O nome da operação DRAKE, remete ao pirata e corsĂĄrio inglĂȘs Francis Drake que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilĂ­cita dos bens".

--

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios