:
04/03/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Lula tenta avançar em acordo entre Mercosul e União Europeia

Presidente conversou nesta segunda com a lĂ­der da Comissão Europeia

Por Redação 20/11/2023 às 23:17:31

Foto: Agência Brasil

O andamento das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi o tema da conversa por telefone entre o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e a presidenta da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na tarde desta segunda-feira (20).

Segundo o PalĂĄcio do Planalto, a conversa durou cerca de meia hora e tratou dos pontos finais do acordo entre os dois blocos. "Os dois concordaram em acompanhar de perto o trabalho dos negociadores nos próximos dias e deverão voltar a se encontrar na próxima semana, durante a COP28, em Dubai, Emirados Árabes", informou a assessoria.

Não perca nossas principais notĂ­cias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

A finalização do acordo também foi tratada recentemente em conversa entre Lula e o presidente do governo da Espanha, Pedro SĂĄnchez, que ocupa a presidĂȘncia rotativa do bloco europeu.

A presidĂȘncia do governo brasileiro no Mercosul vai até o dia 7 de dezembro, trĂȘs dias antes da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que jĂĄ defendeu a saĂ­da da Argentina do bloco econômico. Depois, Milei recuou da ideia e passou a defender apenas mudanças no Mercosul, que reĂșne também Uruguai, Brasil e Paraguai.

Aprovado em 2019, após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os paĂ­ses dos dois blocos para entrar em vigor. A negociação envolve 31 paĂ­ses.

----

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias.


Fonte: Agencia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios