:
24/02/2024 (21) 979164559

Cidades

Procon encontra maquiagem de preços durante fiscalização nesta Black Friday

Mais de 150 lojas, entre físicas e virtuais, foram inspecionadas pelos agentes da autarquia

Por Wanessa Dias 24/11/2023 às 23:33:35

Foto: Divulgação

Em plena Black Friday, nesta sexta-feira (24/11), o Procon Estadual do Rio de Janeiro fiscalizou 152 lojas, entre físicas e virtuais. Durante a ação, o Procon-RJ encontrou irregularidades como publicidade enganosa, ausência de preços e de documentos obrigatórios em 16% dos estabelecimentos vistoriados. Foram fiscalizadas lojas físicas na Baixada Fluminense, Niterói, zonas Norte, Sul, Oeste e Centro do Rio, além dos estabelecimentos virtuais.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Os agentes do Procon-RJ flagraram alguns fornecedores indicando que determinados produtos estavam em promoção quando, na verdade, estavam mais caros se comparados aos valores anteriormente monitorados. Em algumas situações, os preços permaneciam com o mesmo valor anterior, apesar de indicar que estavam com desconto de Black Friday, caracterizando maquiagem de preço. Esses estabelecimentos foram autuados e processos administrativos serão abertos.

Além disso, os agentes constataram que alguns fornecedores diziam ter descontos de até determinado valor, porém, foi verificado que não havia qualquer produto com a margem de desconto anunciada.

O Procon realizou um trabalho, anterior ao evento, de monitoramento e orientação que pelos números mostrou-se eficaz, uma vez que apenas 16% dos estabelecimentos vistoriados, entre físicos e virtuais, apresentaram alguma irregularidade. A nossa ação de prevenção visa sempre coibir qualquer prática irregular e equilibrar a relação de consumo, mantendo a credibilidade do evento, que seria vender com desconto e em grande quantidade, beneficiando consumidor e fornecedor, explica Cássio Coelho, presidente da autarquia.

----

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.


Comunicar erro
Comentários