:
04/03/2024 (21) 979164559

Cidades

Moradores do Vila Três participaram de simulado de desocupação

Exercício orienta moradores do Vila Três

Por Wanessa Dias 25/11/2023 às 14:28:50

Foto: Divulgação / Julio Diniz

Moradores do bairro Vila Três participaram, na manhã deste sábado (25), de um exercício de simulação de desocupação promovido pela Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. A equipe montou uma base na Praça do Vila Três, onde fica a sirene de emergência, próximo ao ponto de apoio, na Escola Estadual Desembargador Ferreira Pinto.

Não perca nossas principais notícias, participe do nosso grupo de WhatsApp CLIQUE AQUI e fique informado todos os dias. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Os agentes foram às residências convidando os moradores a comparecerem à base para ouvir as orientações. Houve acionamento da sirene para que eles se deslocassem ao local, após aviso prévio.

Os moradores também puderam realizar aferição de pressão arterial e avaliação odontológica. As equipes da Defesa Civil também distribuíram a cartilha Comunidade Mais Segura, desenvolvida pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM),com orientações sobre mudanças de hábitos com foco na redução de risco de desastres naturais e e inundações.

O trabalho é parte importante para a prevenção de desastres, nos casos de acionamento de sirenes localizadas nos bairros, que são utilizadas pela Defesa Civil para alertas à população quando há risco de deslizamento de terra em dias de chuvas intensas.

Capacitação

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres como deslizamentos de terra e encostas.

As capacitações também vêm formando novos voluntários para atuar nas comunidades. São Gonçalo conta com 25 Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cujos coordenadores e subcoordenadores são líderes comunitários voluntários de áreas que contam com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme do município.

----

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Comunicar erro
Comentários