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Cidades

Procon-RJ notifica a empresa Toque a Campainha

Dez dias é o prazo para explicar porque não entregou mercadorias

Por Wanessa Dias 30/07/2020 às 17:09:33

Foto: Divulgação / Procon- RJ

Entre março e julho deste ano, o Procon-RJ, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, recebeu 235 reclamações de consumidores relatando que não receberam mercadorias adquiridas com a Toque a Campainha e não conseguiam contato com a Central de Atendimento da empresa, que também não respondeu aos vários ofícios enviados pela coordenação de atendimento. Nesta terça-feira (29/07) a autarquia notificou a rede que tem o prazo de dez dias para se explicar e os fiscais da autarquia foram a três filiais da rede - Barra da Tijuca, Cachambi e Tijuca - e constataram que apesar dos problemas as unidades estão funcionando normalmente.

Entre as reclamações, há casos de consumidores que estão esperando receber produtos há sete meses, no entanto, o problema só foi relatado ao Procon-RJ este mês. Foi a compra de uma mesa de jantar e um kit com duas cadeiras feita em dezembro de 2019 e que até agora não foi entregue ao cliente. Outro relato, feito em junho à autarquia, é de um consumidor que adquiriu quatro cadeiras em janeiro deste ano e o produto ainda não chegou à sua casa.

Com data prevista para ser entregue em 12/04, um sofá, no valor de quase R$ 2 mil, até este mês também não foi enviado ao consumidor, que efetuou a compra em fevereiro deste ano. O mesmo aconteceu com outro cliente da Toque a Campainha que comprou um guarda-roupas de quase R$ 3 mil em abril, cuja previsão de entrega era 12/06.

"O Procon-RJ entende que nesse momento de calamidade fornecedores e consumidores estão com dificuldades e a Autarquia vem orientando buscarem um acordo, mas o fornecedor precisa viabilizar um canal de atendimento e principalmente responder às notificações do Procon sobre a entrega de produtos que já foram pagos, até mesmo para ser viabilizada uma audiência de conciliação", disse Cássio Coelho, presidente da autarquia.

Caso a empresa não responda à notificação da autarquia, poderá ser multada. As reclamações de descumprimento de regras do Código de Defesa do Consumidor por parte de estabelecimentos podem ser feitas pelo celular através do aplicativo "Procon RJ" ou pelo computador no site www.proconline.rj.gov.br .

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