29/03/2024 (21) 979164559

Cidades

Prefeitura de Niterói fará feira virtual para adoção de cães e gatos neste sábado

Interessados passarão por entrevistas online e receberão seus novos amigos em casa

Por Wanessa Dias 30/07/2020 às 17:16:05

Foto: Divulgação

Loba e Meg são duas cadelinhas de um ano e um ano e meio, respectivamente, e foram resgatadas nas ruas. As raças são indefinidas, mas é o que menos importa. Elas estão entre os 10 cães e 12 gatos que estarão esperando para ganhar um novo lar, neste sábado (01/08), em uma campanha de adoção virtual que será feita pela Prefeitura de Niterói, às 14 horas, em sua página oficial no Facebook. Nos últimos três anos, 1.200 animais foram adotados através das campanhas realizadas pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

As campanhas costumam acontecer no Campo de São Bento, em Icaraí, mas, por conta da pandemia, e para não deixar que os animais fiquem sem uma nova casa, o CCPAD optou por realizar a campanha de adoção online.

Atualmente esses animais estão com protetores independente da cidade e serão entregues na casa do adotante, somente em Niterói. Os bichinhos adotados receberão um microchip para identificação.

"Estamos realizando nossa primeira live de adoção, a expectativa é que seja um sucesso. Os tempos são outros e, como não podemos realizar a campanha presencial neste momento, optamos pela feira de adoção virtual. O que não podemos é deixar nossos amigos sem bons lares", afirmou Marcelo Pereira, coordenador de Proteção Animal da Prefeitura de Niterói.

Para adotar, as pessoas precisam ser maiores de 18 anos e apresentar original e cópia da carteira de identidade e do CPF, além de comprovante de residência. Será feita uma breve entrevista com a protetora responsável pela adoção, através de chamada de vídeo, que servirá para verificar as condições em que o animal vai permanecer após ser adotado. O objetivo é avaliar o local onde os bichos vão morar para garantir que ele terá um lar seguro.

Assim que o candidato for aprovado, será agendado o dia em que o animal será entregue. Todos os animais irão castrados, vacinados e microchipados. Dessa forma, caso o bichinho seja abandonado ou se perca, será possível reconhecê-lo através de um leitor. A prática já é executada pelas equipes municipais de adoção.

"É de grande importância que os interessados na adoção tenham a consciência de que esses são animais ainda mais especiais, e que vão precisar de mais atenção e carinho dos donos", ressaltou o coordenador do CCPAD, que explica que, tão logo seja possível, o evento "Adotar é o Bicho!" voltará a acontecer presencialmente no Campo de São Bento.

Alguns dos animais que estarão disponíveis para adoção:

- Angel e Paul são dois gatinhos que foram resgatados com dois dias de vida dentro de uma caixa de papelão. Hoje, estão com 75 dias. Angel adora beijos na barriga. Já se joga de barriga para cima quando vê os seus cuidadores. Paul, o cinza, ama beijos no pescoço e carinho em qualquer parte do corpo.

- Loba, de um ano, estava nas ruas. Ela possui pelo preto e não tem raça definida, mas é muito doce e adora um carinho.

- Meg é uma cadela muito afetuosa, de porte médio. Tem cerca de um ano e meio, gosta de brincar e correr.

SERVIÇO

Feira online para adoção de cães e gatos
Dia: Sábado, 1º de agosto
Hora: 14 horas
celular Xiaomi
Comunicar erro
Comentários