13/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

Deputada de Niterói quer a instalação de câmeras nos uniformes de seguranças privados

Por Redação 24/01/2024 às 10:58:56

Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 2866/23, em tramitação na Câmara dos Deputados, torna obrigatória a instalação de câmeras de vigilância no uniforme dos seguranças e vigilantes. As imagens captadas devem ser preservadas pelas empresas por, no mínimo, 1.095 dias.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O texto altera a Lei de Segurança BancĂĄria, que, entre outros pontos, trata das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores.

Abusos

A autora do projeto, deputada Talíria Petrone (Psol-RJ), afirma que a medida pode contribuir para reduzir casos de abuso cometidos por seguranças privados.

"O uso de câmera nos uniformes visa à produção de prova para eventual investigação, maior segurança nas abordagens e possibilidade de avaliação mais específica do trabalho realizado", disse Petrone.

Ela lembra que as PMs estão gradativamente incorporando as câmeras nos uniformes policiais. "As normas de constituição e funcionamento da segurança privada devem seguir com os avanços e melhorias existentes no setor", declarou.

Tramitação

O projeto serĂĄ analisado em carĂĄter conclusivo pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.

Fonte: AgĂȘncia Câmara de NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios