04/05/2024 (21) 979164559

Cidades

Dengue: Porto Novo está entre os bairros com mais infestações de mosquitos

Por Mateus Passeri 31/01/2024 às 12:37:26

Foto: Agência Brasil

Os moradores do bairro Porto Novo, em São Gonçalo, são aconselhados a se prevenir contra o vírus da dengue devido ao elevado índice de infestação do mosquito na região. Os bairros Ieda e Palmeira também apresentam um índice significativo.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

De acordo com a avaliação do Índice Rápido de Infestação por Aedes (LIRAa) realizado de 8 a 12 de janeiro, foi identificado um risco médio de contaminação. Dos bairros examinados, 52 apresentaram baixo índice, 31 indicaram médio risco.

Casos confirmados

Casos confirmados foram identificados nos seguintes bairros: Alcântara, Boa Vista, Coelho, Gradim, Itaúna, Lagoinha, Largo da Ideia, Mutondo, Mutuá, Nova Cidade, Pacheco, Porto do Rosa, Porto Novo, Rocha, Santa Catarina, Santa Isabel, Santa Luzia, Trindade, Vila Lage e Vista Alegre.

De acordo com as projeções do Ministério da Saúde, o Brasil poderá ter até 4,2 milhões de casos de dengue somente em 2024. Nas quatro primeiras semanas deste ano, o país já registra um total de 217.841 casos prováveis da doença, com 15 mortes confirmadas e 149 em processo de investigação.

Atualmente, a única vacina contra a dengue registrada na Anvisa está disponível na rede privada. Esta vacina é administrada em três doses ao longo de um ano e deve ser aplicada apenas em indivíduos que tenham experienciado pelo menos uma infecção por dengue, conforme orientações do fabricante, da OMS e da ANVISA.

Prevenir a dengue de maneira eficaz envolve evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Isso significa eliminar acúmulos de água que possam se transformar em potenciais criadouros, como vasos de plantas, recipientes de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso ou manutenção, e até mesmo pequenos objetos como tampas de garrafas.

Vestimentas que reduzam a exposição da pele durante o período diurno, quando os mosquitos estão mais ativos, oferecem alguma proteção contra picadas e podem ser uma medida adotada, especialmente durante surtos. O uso de repelentes e inseticidas, seguindo as instruções do rótulo, também é recomendado. Para indivíduos que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos, os mosquiteiros proporcionam uma boa forma de proteção.

Evite o acúmulo de água, pois ao destruir os locais de reprodução e desenvolvimento do mosquito, você impede sua procriação.

Mantenha sempre esses recipientes bem vedados e limpe as superfícies internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros utilizando bucha e sabão.

A Vigilância Ambiental proporciona atendimento imediato, possibilitando que os residentes solicitem inspeções em situações de infestação por vetores. Em média, os agentes respondem às solicitações em uma semana, investigando denúncias e implementando as medidas apropriadas. Para denunciar, utilize os telefones da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198 (ramal 1008) e Coordenação de Vetores (21) 2604-6446, ou o aplicativo Colab.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias.


Comunicar erro
Comentários