:
27/02/2024 (21) 979164559

Polícia

Icaraí enfrenta onda de crimes: até portão de igreja é furtado na Zona Sul de Niterói

Quem vive na região não esconde o medo da viol√™ncia no bairro

Por Wanessa Dias 12/02/2024 às 19:03:13

Foto: Reprodução

A crescente onda de viol√™ncia tem sido cada vez mais evidente em Icara√≠, um dos bairros mais valorizados de Niterói, com IPTU elevado. Anteriormente reconhecido por sua tranquilidade e proximidade com a praia, o bairro agora enfrenta uma série de furtos e arrombamentos frequentes, levando muitos residentes a considerarem a possibilidade de se mudar para outras √°reas. (Veja v√≠deo)

Receba not√≠cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Os criminosos não hesitam em desrespeitar nem mesmo os locais de culto. Uma c√Ęmera de segurança capturou o momento em que o portão de uma igreja, situada na Rua Mariz e Barros, foi furtado.

E as ocorr√™ncias não param por a√≠; na semana passada, as c√Ęmeras de segurança de uma banca de jornal registraram um criminoso tentando arrombar o estabelecimento localizado na Gavião Peixoto.

Ainda na semana anterior, v√°rias lojas, incluindo uma lanchonete, farm√°cia, loja de tecidos e de material de construção, foram alvo de arrombamento ou tentativa de invasão.

"O criminoso entrou na loja depois que conseguiu arrombar a porta de ferro autom√°tica. Ele fugiu levando apenas o dinheiro do caixa", relatou um comerciante.

"O bairro de Icara√≠ est√° abandonado. Onde est√° o prefeito? Onde est√° a pol√≠cia? Não vejo ninguém. Isso est√° demais! Não podemos mais andar com tranquilidade em um local que antes era pac√≠fico. Por causa dessa viol√™ncia, só no meu prédio, tr√™s vizinhos se mudaram. Minha esposa e eu estamos considerando procurar um apartamento em outro lugar. Não d√° mais para continuar morando aqui", desabafou o arquiteto Frederico Perez, 54 anos.

O que antes era um sonho, hoje nem sequer está mais nos planos. A empresária Madalena Torres, de 46 anos, sempre alimentou o sonho de ter um apartamento de frente para a praia de Icaraí. No entanto, viu seu desejo desvanecer diante das constantes notícias de violência no bairro.

"Fiquei extremamente assustada. Perguntei a mim mesma, como isso pode acontecer? Sei que a viol√™ncia est√° presente em todos os lugares, mas em Icara√≠ est√° fora de controle. Quase todos os dias h√° not√≠cias de lojas furtadas ou arrombadas. Decidi desistir de morar l√°. Não posso criar meus filhos em um bairro que hoje est√° tão violento", contou a empres√°ria que atualmente mora no Centro.

De acordo com os comerciantes, embora reconheçam a alta demanda na cidade, não percebem uma presença policial constante. Como resultado, estão sendo obrigados a ajustar seus orçamentos e contratar segurança privada.

"Estamos nos vendo obrigados a contratar apoiadores para assegurar não apenas a proteção de nossas lojas, mas também a nossa própria segurança. Afinal, hoje em dia, ter c√Ęmeras de segurança não inibe os criminosos e, mesmo assim, os delitos persistem. Onde est√° a pol√≠cia?", questionou.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação respons√°vel e que voc√™ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Not√≠cias









Comunicar erro
Coment√°rios