28/03/2024 (21) 979164559

Cidades

São Gonçalo avança nas ações de higienização

Por Wanessa Dias 11/08/2020 às 16:07:42

Foto: Divulgação

Agentes de Controle de Endemias percorrem, diariamente, todos os bairros da cidade e unidades de saúde para proteger população, pacientes, acompanhantes e funcionários contra o Covid-19. Nesta terça-feira (11) equipes voltaram a higienizar o Hospital Municipal Luiz Palmier e o Pronto Socorro Infantil, no bairro Zé Garoto. A ação também foi feita nos bairros Rio do Ouro, Laranjal, Monjolos, Largo da Ideia, Tribobó e Mutondo.

Na quarta-feira (12), equipes utilizando as motofogs sanitizarão ruas dos bairros Várzea das Moças, Sacramento, Vista Alegre, Novo México, Alcântara e Jardim Alcântara com a mesma tecnologia e produto utilizados em Wuhan, na China. O material usado nesta higienização é a amônia de quinta geração diluída em glicerina vegetal. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.

"A sanitização das ruas, avenidas e unidades de saúde é extremamente importante para conter a doença no município. No Centro e no Alcântara há uma atenção especial por ser locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante", explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real direto da base do órgão. A tecnologia permite que seja acompanhada a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a se liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

"As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada 5 segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação", relata Adaly Fortunato.

Na quinta-feira (13), a sanitização será feita nas ruas e avenidas de Maria Paula, Santa Izabel, Guarani, Raul Veiga e Vila 3; e, na sexta (14), nas regiões do Boa Vista, Almerinda, Boaçu, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros.

INSTAGRAN

Comunicar erro
Comentários