02/05/2024 (21) 979164559

Polícia

Farmácia clandestina é interditada durante operação contra quadrilha especializada em falsificar suplementos

Por Redação 20/02/2024 às 14:12:33

Foto: Reprodução

Agentes da DRCPIM, com colaboração de Delegacias Especializadas do DGPE, realizaram nesta terça-feira (20) uma operação para executar mandados de busca e apreensão em locais relacionados a uma organização criminosa especializada na fabricação e comercialização de suplementos falsificados. Os mandados foram efetuados em endereços de Duque de Caxias, Parada de Lucas, Cabo Frio e São Pedro D'Aldeia.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

As apurações tiveram início após uma denúncia de uma plataforma de comércio online, que informou receber queixas de consumidores sobre a comercialização de suplementos falsificados por alguns vendedores.

Essa organização criminosa vendia suplementos falsificados de marcas renomadas, incluindo ômega 3, Q10, e outros que alegavam curar problemas como cegueira, catarata e surdez.

Os membros da organização criminosa exibiam em suas redes sociais vários veículos de luxo, além de desfrutarem de um estilo de vida sofisticado.

Os lucros com a comercialização de suplementos falsificados eram tão altos, que a associação criminosa estava abrindo uma farmácia própria em Duque de Caxias, que também foi alvo da presente Operação.

Durante a operação, foram confiscados equipamentos industriais, embalagens, rótulos e outros materiais utilizados na fabricação dos suplementos falsificados. Além disso, foram apreendidos celulares, computadores e veículos.

No galpão, foram descobertas várias toneladas de produtos exibindo marcas renomadas, prontos para serem comercializados em sites de marketplaces.

Em outro endereço, ocorreu uma operação de busca e apreensão em uma farmácia associada a essa organização criminosa, que era utilizada para manipulação e fabricação das substâncias destinadas à venda desses produtos falsificados. Durante a ação, foram descobertos insumos químicos, equipamentos e maquinário destinados à produção de cápsulas.

Os suspeitos serão responsabilizados pelos delitos de associação criminosa, além de enfrentarem acusações por crimes contra a saúde pública e contra o consumidor.

O uso desses suplementos falsificados representa um risco de danos irreversíveis à saúde dos consumidores, pois são fabricados sem aderir a normas sanitárias, e a natureza exata do conteúdo nas cápsulas é desconhecida.

Um dos suspeitos, envolvido na administração das vendas, foi localizado em um dos locais sujeitos à busca e apreensão, sendo detido em flagrante e encaminhado para a DRCPIM. Todo material apreendido será encaminhado à Perícia e, posteriormente, será destruído.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários