18/04/2024 (21) 979164559

Política

Haddad presidirá reunião do G20 com ministros de Finanças

Emprego, inflação e estabilidade financeira estarão em debate

Por Redação 23/02/2024 às 10:11:03

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

A cidade de São Paulo sediar√° a primeira reunião em nível ministerial da Trilha de Finanças do G20, grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia. Entre os dias 28 e 29 de fevereiro, ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais dos países membros se reúnem no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, representarão o Brasil.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O encontro ser√° precedido da segunda reunião de deputies, representantes em nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, nos dias 26 e 27, no mesmo local. Nessa reunião, o Ministério da Fazenda ser√° representado pela embaixadora Tatiana Rosito, secret√°ria de Assuntos Internacionais da pasta e coordenadora da Trilha de Finanças.

A Trilha de Finanças do G20 propôs uma agenda que se inicia com o debate sobre o papel de políticas públicas no combate às desigualdades, em linha com as prioridades gerais do Brasil no G20.

A reunião ministerial também trar√° à tona as perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, como crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira. Serão debates em busca de melhores pr√°ticas para lidar com a dívida global crescente e financiamento para o desenvolvimento sustent√°vel, taxação internacional e como as nações vislumbram o setor financeiro para um futuro próximo.

Com as participações do presidente Luiz In√°cio Lula da Silva, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o primeiro encontro de deputies da Trilha de Finanças aconteceu em dezembro de 2023, em Brasília. Na ocasião, também houve o primeiro encontro conjunto da Trilha de Sherpas e Finanças, mostrando o comprometimento da presid√™ncia brasileira no G20 em propor soluções construídas pelo di√°logo entre as trilhas.

Confirmações

Entre membros e convidados, 27 delegações j√° confirmaram presença na 1¬™ Reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais. A Secret√°ria do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen; o ministro de Finanças da Alemanha, Christian Lindner; o comiss√°rio para o Comércio e Indústria da União Africana, Albert Muchanga; a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Indrawati; e o ministro da Economia da Argentina, Luis Toto Caputo, confirmaram presença.

Representantes de alto nível de 16 de organizações e bancos internacionais, convidados oficiais de toda a Trilha de Finanças, também estarão presentes. Dentre eles, a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff; o presidente do Banco Mundial, Ajay Bang; o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ilan Goldfajn; a diretora-geral do Fundo Monet√°rio Internacional, Kristalina Georgieva; e o presidente do Banco Asi√°tico de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun.

Membros e convidados que confirmaram presença na reunião: √Āfrica do Sul, Alemanha, Angola, Ar√°bia Saudita, Argentina, Austr√°lia, Canad√°, China, União Europeia, Coreia do Sul, Egito, Emirados √Ārabes, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, It√°lia, Japão, México, Nigéria, Noruega, Portugal, Reino Unido, Rússia, Singapura, Suíça, Turquia e União Africana.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação respons√°vel e que voc√™ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Coment√°rios