17/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Sala de Leitura é inaugurada em São Gonçalo

Por Wanessa Dias 12/08/2020 às 15:55:27

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a ONG Afrotibo, inaugurou nesta quarta-feira (12), a Sala de Leitura Conceição Evaristo, instalada no Colégio Municipal Presidente Castello Branco, no Boaçu. Esta é a segunda de cinco salas que serão abertas à comunidade em São Gonçalo.

Em uma forma de homenagear a escritora romancista, poeta e contista, Conceição Evaristo, a Sala de leitura recebeu o nome da personalidade. A autora também já foi homenageada como Personalidade Literária do Ano, pelo Prêmio Jabuti 2019, e vencedora do mesmo prêmio no ano de 2015. Conceição Evaristo é pesquisadora na área de literatura comparada e trabalhou como professora na rede pública fluminense.

Para o prefeito José Luiz Nanci, a Sala de Leitura é um projeto que tem como objetivo estimular a comunidade ao hábito de leitura e escrita. Além desta e da Sala em Venda da Cruz, mais duas serão inauguradas no Salgueiro, e outra em endereço ainda a ser definido.

"O objetivo maior é formar cidadãos conscientes e estimular a relação entre as pessoas e entre as comunidades, através da escrita e da educação continuada. Um processo de desenvolvimento social e humano que tem como base três importantes fontes de trabalho: leitura, informação e cultura", ressalta o prefeito.

Sendo a segunda sala de leitura inaugurada no município de São Gonçalo, o prefeito fala sobre a importância desses espaços para os gonçalenses.

"Criamos as Salas de Leitura para gerar inúmeras oportunidades para a produção de eventos inovadores e de grande interesse social. Essa é apenas uma amostra do que pode ser alcançado por um trabalho conjunto da biblioteca com as organizações sociais e entidades locais e regionais", completa Nanci.

O secretário da Educação, Maurício Nascimento, conta que o espaço tem como objetivo incentivar a leitura dos alunos do colégio e todos os moradores da região.

"A Sala de Leitura Conceição Evaristo foi criada com o objetivo de trazer o incentivo à leitura, não só para os alunos, como toda a população", conta.

Ainda segundo o secretário, o espaço poderá ser usado quando as atividades escolares voltarem a funcionar normalmente e será no mesmo horário do funcionamento da unidade escolar.

"Neste primeiro momento, ela ficará fechada, porque as unidades escolares estão fechadas para o atendimento ao público, como forma de combate ao Covid-19. Mas, assim que as escolas voltarem a funcionar, a Sala de Leitura voltará a ficar aberta ao público", explicou Maurício.

Sendo responsável por esse espaço, a ONG Afrotribo, que estava sendo representada pela presidente, Paula Dias, contou durante a inauguração que além do espaço de leitura, eles irão ter cursos de libra, canto, idiomas, vestibular social e outras atividades.

"A Sala de Leitura Conceição Evaristo também terá cursos de libra, canto, idiomas e para os adultos, o vestibular social, entre outras atividades. Inclusive, as inscrições já estão abertas na nossa página do facebook (https://www.facebook.com/afrotribo/), lá tem os números de telefone e e-mail para saber melhor sobre os nossos cursos", disse Paula.

Durante a inauguração, a atriz e professora de teatro, Jéssica Barreto, fez uma apresentação de um esquete com base no conto intitulado Maria, de autoria de Conceição Evaristo, com o tema "Será que os meninos gostam de melão?".

A inauguração contou com a presença dos representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

As crianças ou adolescentes precisam estar matriculados em uma rede de ensino para que possa participar de todas as atividades que serão feitas na Sala de Leitura. Os cursos serão abertos à população.

História - Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em 29 de novembro de 1946, em Belo Horizonte (MG). Foi a segunda de nove irmãos. Teve a infância e a adolescência marcadas pela miséria, na extinta favela do Pendura Saia na região centro-sul da capital mineira. Trabalhou como babá e faxineira enquanto cursava os estudos secundários, aspirando à carreira de professora, mas quando concluiu o curso normal, não conseguiu emprego em Belo Horizonte.

Na época não havia concursos para professores em Minas Gerais, empregos só por indicação. Assim Conceiçao mudou-se em 1973 para o Rio de Janeiro, onde graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e seguiu carreira no magistério, lecionando na rede pública fluminense até se aposentar no ano de 2006.

Sua estréia na literatura aconteceu em 1990, quando seis de seus poemas foram incluídos no volume 13 da coletânea Cadernos Negros, publicação literária periódica que teve início em 1978, com intuito de veicular a cultura e a produção escrita afro-brasileira, seja na forma de prosa ou na forma de poesia. Suas obras tem como matéria-prima literária a vivência das mulheres negras, suas principais protagonistas, com reflexão acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção. Seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação das ancestralidade da negritude brasileira, propositalmente apagada pelos portugueses durante os séculos em que perdurou o tráfico escravista.

Parceria - A Afrotribo é uma organização sem fins lucrativos que atua na valorização da autoestima de negros de comunidades carentes nas cidades do Leste fluminense, como São Gonçalo e Maricá. Segundo Paula Dias, presidente da ONG, "o objetivo é criar ferramentas permanentes de transformação social e cultural, atraindo o interesse do público – desde crianças até jovens, adultos e idosos – com intensa programação de palestras, debates, exposições, apresentações musicais e teatrais, além de outras atividades específicas geradas pela própria comunidade. O espaço inteiro da sala de leitura e todos os seus serviços são voltados à facilidade de acesso aos livros, vídeos e a todos os outros materiais de cultura e conhecimento", disse a presidente.

celular Xiaomi

Comunicar erro
Comentários