06/05/2024 (21) 979164559

Política

Cláudio Castro vai exonerar vice-governador, Thiago Pampolha, da Secretaria de Meio Ambiente

A relação do governador com seu vice não é boa há alguns meses

Por Breendon Santos 04/03/2024 às 20:28:38

Foto divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decidiu exonerar o vice-governador, Thiago Pampolha, do cargo de Secretário Estadual do Meio Ambiente.

Thiago ocupava essa secretaria desde outubro de 2020. Conhecido por ser um dos mais jovens deputados eleitos para a Alerj, em 2010, aos 23 anos, Pampolha encerrou seu terceiro mandato consecutivo para integrar a chapa do governo do Rio como vice de Cláudio Castro.

Ao longo dos anos, Pampolha mudou sua filiação partidária do PDT para o União Brasil e, posteriormente, para o MDB. Sua atuação parlamentar foi voltada principalmente para a defesa da agenda da educação e da juventude, além de ter ocupado as pastas estaduais de Meio Ambiente e de Esportes.

A relação entre Cláudio Castro e Thiago deteriorou-se nos últimos meses. De acordo com fontes do Palácio Guanabara, Castro ficou descontente com a decisão de Pampolha de trocar de partido no início do ano, migrando para o MDB, e não compareceu à sua filiação em fevereiro.

Outro ponto de atrito entre os dois ocorreu em janeiro, quando 11 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. Naquele momento, o governador estava de férias com a família nos EUA e teria ficado incomodado com a atuação proeminente do vice, então governador em exercício, que visitou as áreas afetadas, conversou com as vítimas e criticou falhas, especialmente sobre a manutenção das bombas do Canal do Outeiro, em Duque de Caxias. Atualmente, das cinco bombas, apenas uma está funcionando.

Comunicar erro
Comentários