27/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

Operação conjunta reprime pesca irregular em área protegida de Niterói

Equipe apreendeu 50 quilos de pescados, dentre os quais, uma espĂ©cie ameaçada de extinção cuja pesca Ă© proibida no Brasil

Por Redação 27/03/2024 às 21:18:35

Foto: Divulgação

Cerca de 50 quilos de pescado, dentre as quais uma raia viola brasileira (Pseudobatos horkelii) espécie criticamente ameaçada de extinção e cuja pesca é proibida no Brasil, foram apreendidos em uma operação realizada nesta quarta-feira (27/3) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a PolĂ­cia Federal e a Capitania dos Portos, em ĂĄrea marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. A ação teve como objetivo reprimir a pesca irregular no perĂ­odo que antecede o feriadão da Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Os técnicos e os agentes percorreram a enseada do Bananal, na Praia de Itacoatiara, onde a pesca é proibida por se tratar de unidade de conservação de proteção integral. A equipe flagrou embarcações praticando a captura irregular de pescados. No barco onde foi encontrada a espécie ameaçada de extinção, dois pescadores foram detidos e levados para a Delegacia da PolĂ­cia Federal onde prestaram esclarecimentos. Eles foram autuados pelo Inea e responderão por crime ambiental. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, envolvida na operação, apreendeu trĂȘs embarcações por documentação irregular.

"A Enseada do Bananal estĂĄ inserida no Parque Estadual da Serra da Tiririca onde a prĂĄtica pesqueira é proibida. Nessa parte marinha é permitida apenas visitas para fins de pesquisa. Vamos continuar monitorando toda a região neste Feriadão da Semana Santa", afirmou o gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca,Ricardo Voivodic.

Os pescados apreendidos foram avaliados por médico veterinĂĄrio que atestou que as espécies estão saudĂĄveis e aptos para o consumo humano. Por isso foram doados para Associação de Moradores de uma comunidade de Niterói.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios