18/04/2024 (21) 979164559

Cidades

Unidade de saúde de cara nova no Pacheco

Umpa passa por obras de reforma e adequações

Por Wanessa Dias 01/04/2024 às 15:07:54

Foto: Divulgação

Uma mudança radical aconteceu na Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) do Pacheco. Com manutenção, obras de reforma e adequações, a Umpa está com nova identidade visual e com melhorias em vários setores. Com média de 9 mil atendimentos por mês, a unidade oferece clínico geral, pediatra e dentista – para os casos de urgência e emergência – todos os dias da semana durante 24 horas.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Nos últimos três meses, toda a unidade foi revitalizada com pintura nas paredes, janelas e portas, incluindo a fachada que também ainda receberá novo letreiro; mais iluminação externa com refletores e pontos de luz no jardim, consultórios e salas vermelha e amarela; bancos de concreto para acompanhantes em local coberto e reforma geral no parquinho, que hoje é frequentado por moradores independente do atendimento na unidade.

"Colocamos placas de identificação em todos os setores. Isso facilita o serviço dos funcionários na hora de encaminhar os pacientes e o próprio usuário, que localiza com facilidade onde tem que entrar. Mudamos a sala de medicação, que recebeu novos estofados e aplicação de papel de parede com paisagismo. Outros ambientes, como o consultório e a observação pediátrica, ganharam adesivos temáticos nas paredes", contou Jane Kelen Rodrigues, administradora da unidade.

Ainda foram realizadas reformas nas macas e cadeiras, instalação de blindex no banheiro dos médicos e funcionários, reforma geral nas salas amarela e vermelha e adquiridos novos mobiliários. Essa semana, a reforma do novo refeitório foi iniciada.

"Todas as mudanças fazem parte do atendimento humanizado que o Capitão Nelson tanto pede, tanto para os pacientes quanto para os funcionários. O novo refeitório será climatizado, terá música ambiente, arte em grafite – tudo para o funcionário ficar relaxado na sua hora de almoço. Também já mudamos o cardápio dos funcionários como forma de um melhor acolhimento", explicou a gerente administrativa.

As mudanças são recebidas com muitos elogios dos pacientes e funcionários. O parquinho na área externa ganhou novos brinquedos, como escorrego e balanço, e os antigos receberam manutenção, como troca de madeira e pintura. Os bancos receberam encosto. "Foi um pedido do Capitão Nelson que todo o parquinho funcionasse para as crianças que aguardam atendimento. Hoje, as crianças do bairro vêm brincar aqui", disse Jane.

A dona de casa Sílvia Maria Soares Moura, de 43 anos, levou a filha Helena Moura Silva, de 9 anos, para brincar. "Eu costumo vir para o parquinho para ela aproveitar. Os brinquedos são limpos e bem conservados, tudo direitinho. É bom também para quem está em atendimento com crianças. Enquanto espera a consulta, a criança fica distraindo no parquinho para não ficar no ambiente do hospital. É bem legal essa ideia do parquinho", opinou.

Na área interna, mais elogios. A dona de casa Jacira Rodrigues Pedro, 52, é paciente assídua do local devido às crises de coluna. "Não é a primeira vez que venho aqui. Sempre tenho muitas dores na coluna. E, sempre que venho, sou muito bem tratada. O atendimento é ótimo. O ambiente mudou bastante. Está tudo mais claro, limpo e com manutenção em dia, com tudo funcionando", elogiou a paciente.

O secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha, disse que o objetivo é que o governo do Capitão Nelson deixe um legado de grandes conquistas na área da saúde. "Estamos há apenas três anos no governo e as mudanças são significativas, desde a Atenção Básica até as unidades de Urgência e Emergência, como esta. Seguimos as determinações do Capitão Nelson, que é sempre melhorar ambientes, oferecer mais serviços e humanizar os atendimentos", finalizou o secretário.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários