03/05/2024 (21) 979164559

Geral

MPF pede soluções definitivas para "Cemitério de Embarcações" na Baía de Guanabara

Após denúncia do Movimento Baía Viva, Ação Civil Pública pede a Justiça que o governo aja pelo abandono de décadas na Baía

Por Breendon Santos 02/04/2024 às 19:48:20

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Após anos de muita espera e muita denúncia, o Movimento Baía Viva, liderado pelo ambientalista Sérgio Ricardo Potiguara conseguiu atrair os olhares do Ministério Público Federal (MPF) à Baía de Guanabara. O problema ambiental que dura décadas acaba sendo prejudicial para o meio ambiente, economia e cultura, representando danos imensuráveis para o Rio de Janeiro.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Em caráter de urgência, o MPF requereu à justiça através de Ação Civil Pública (ACP), para que órgãos públicos façam algo em definitivo pelo abandono de embarcações em municípios banhados pelas águas guanabarinas, como: Niterói, Rio e São Gonçalo.

O inquérito que iniciou todo esse processo foi influenciado após o navio São Luiz, que estava à deriva na Baía de Guanabara colidir na Ponte Rio-Niterói, no dia 14 de novembro de 2022. O processo foi distribuído na 16° Vara Federal do Rio de Janeiro.

Dentre as solicitações, o MPF pediu à Justiça que a Capitania dos Portos apresente, em um prazo de 30 dias, um levantamento das embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, juntamente com um inventário detalhado contendo informações sobre cada embarcação. Além disso, é requerido que sejam fornecidas especificações sobre a presença ou ausência de substâncias ou materiais que possam representar riscos ao meio ambiente, à saúde e à navegação.

Igualmente, o órgão deve apresentar um inventário das embarcações identificadas que carecem de equipamentos e acessórios de segurança adequados para a navegação e permanência na Baía de Guanabara. Essa medida, conforme argumentado na ação, visa garantir condições mínimas para a prevenção da poluição e para a segurança da navegação.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários