29/04/2024 (21) 979164559

PolĂ­cia

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Integrante de quadrilha que realiza falsa compra de videogame é preso após fazer vítima em Niterói

Por Redação 10/04/2024 às 08:57:53

Foto: Divulgação

A PolĂ­cia Civil do Estado do Rio de Janeiro, representada por Policiais Civis da 81ÂȘ Delegacia Policial (DP) de IItaipu, na Região Oceânica de Niterói, prendeu em flagrante nesta terça-feira (9) Matheus Rodrigues Alves, de 25 anos, por tentativa de crime de estelionato, crime de associação criminosa e crime de resistĂȘncia.

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Segundo a polĂ­cia, ele integra uma quadrilha que atua com mesmo modus operandi, em que determinado perfil feminino da rede social Facebook faz contato com o anunciante da venda de vĂ­deo games na plataforma Marketplac/Facebook, informando que o irmão ou parente tem interesse na compra e fornecendo o whatsapp para que troquem mensagens. Os videogames custam acima de R$2.500 representando considerĂĄvel prejuĂ­zo para as vĂ­timas.

Um dos criminosos, por meio de mensagens de whatsapp, convence a vĂ­tima a fazer o anĂșncio pelo Mercado Livre onde supostamente possui crédito no Mercado Pago, assim, enviam comprovante de pagamentos e e-mails falsos como se fosse remetido pelo Mercado Livre confirmando a transação.

Em seguida, enviam um motorista de Uber, normalmente de boa-fé, para buscar o videogame com a vĂ­tima e levar até outro ponto onde encontra-se outro criminosos responsĂĄvel por receber o aparelho.

Nas trocas de mensagens por whatsapp, o criminoso tentando conferir credibilidade a transação, envia uma foto segurando o documento, só que de uma pessoa que também foi vĂ­tima anteriormente e, normalmente de outro estado. E pede a vĂ­tima que envie foto sua segurando seu documento, que por sua vez vai ser utilizada em golpes futuros.

Suspeitando que o interessado na compra do videogame fosse um criminoso, a vĂ­tima, moradora de Itaipui, comunicou o fato a policiais civis da 81ÂȘDP, que seguiram o UBER enviado pelo criminoso após sair de Niteroi, até o encontro com o criminoso na Avenida Niemeyer, em um dos acessos a comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, onde a prisão ocorreu.

Foi constatado a existĂȘncia de procedimentos em que videogames foram entregues no mesmo local próximo a passarela em um dos acessos à comunidade do Vidigal, assim como foram identificados crimes ocorridos em outubro e dezembro do ano passado em que o criminoso se passou pela mesma pessoa em trocas de mensagens com as vĂ­timas, enviando foto segurando o documento, tratando-se de residente em outro estado.

Matheus possui oito anotações entre crimes e atos infracionais, como associação para o trĂĄfico de drogas, tortura, homicĂ­dio, roubo sequestro.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Comunicar erro
ComentĂĄrios