29/04/2024 (21) 979164559

Cidades

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Em São Gonçalo, estão disponíveis 320 cirurgias gratuitas de castração de animais todas as semanas

Procedimento em cães e gatos é realizado em duas unidades

Por Wanessa Dias 12/04/2024 às 05:19:13

Foto: Divulgação

São Gonçalo ganhou dois Centros de Atendimento Veterinário Municipais (Cavems) no governo do Capitão Nelson. Os equipamentos funcionam no Mutuá e no Alcântara e oferecem serviços gratuitos para cães e gatos da cidade, como castração, consultas de baixa complexidade e vacinação antirrábica.

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Atualmente, os dois Cavems têm capacidade de realizar 320 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) por semana. Elas são oferecidas através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp). Normalmente, todos os pré-agendamentos são preenchidos no primeiro dia de abertura da marcação.

No entanto, os tutores não comparecem no dia indicado para levar os documentos aos Cavems, gerando mais de 50% das faltas.

"É uma pena ver o serviço de castração desperdiçado. Disponibilizamos os dias e horários e as pessoas não confirmam as cirurgias e ocupam as vagas de pessoas que realmente querem fazer. Nesta segunda (8), por exemplo, no Cavem Mutuá, 29 pessoas agendaram pelo aplicativo e ninguém apareceu: 100% de falta. Sabemos que as pessoas esperam muito pela abertura da marcação através do Colab. E o que acontece é que elas fazem o pré-agendamento pelo aplicativo e não vão ao Cavem para levar a documentação", disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.

Diferente daqueles que marcaram e não compareceram, o vendedor José Renato de Melo Júnior, de 24 anos, estava no Cavem castrando o gatinho Francisco, agendado pelo Colab; e aproveitou para marcar a cirurgia de outra gatinha, Margareth, pessoalmente. "A gente já teve uma experiência ruim de castrar nossa primeira gata em um local particular. Não gostamos do atendimento. Aqui, tudo de graça, e um atendimento perfeito, excepcional. Já marquei a próxima cirurgia e tem mais uma para fazer. Será tudo aqui, sem dúvidas", opinou José Renato.

Pela terceira vez na unidade do Mutuá aproveitando o serviço de consulta, estava o aposentado José Carlos Viana Silva, de 71 anos. João, o gato de 12 anos, estava com um coágulo de água perto da orelha após mais uma briga na rua. "Ele é muito brigão. É a terceira vez que venho para a veterinária tirar o excesso de líquido. Ele vai para a rua e volta assim. O atendimento aqui é excelente. Moro aqui perto e foi a melhor coisa que o prefeito fez", disse o aposentado.

O Cavem Mutuá fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. O Cavem Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, Alcântara (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz). Os dois funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Serviços

Para a realização do cadastro de castração é necessário ser morador de São Gonçalo, ter mais de 18 anos, apresentar CPF, identidade e comprovante de residência. Cada morador tem direito a cadastrar um animal (cães e gatos, machos e fêmeas) por CPF por mês. Os animais devem ter de seis meses a sete anos. Para os cães, o peso mínimo é de 5 quilos e o máximo é de 25 quilos. Há restrições para algumas raças.

Os Cavems atendem, pessoalmente, os gonçalenses que não têm internet ou dificuldade para baixar e usar o aplicativo. Nos locais, são realizadas 30 marcações. Mas, dependendo das faltas através do Colab, são marcadas mais cirurgias pessoalmente.

Além das castrações, os Cavems realizam consultas de casos de baixa complexidade: curativos, aplicação de medicamentos e avaliação. O atendimento ambulatorial acontece nos cinco dias da semana sem necessidade de agendamento, das 8h às 16h. Há distribuição de senhas todos os dias da semana a partir das 8h para o turno da manhã e às 13h para o turno da tarde. As consultas são organizadas por ordem de chegada, priorizando a urgência dos casos.

Para a vacinação antirrábica, basta levar os cães e gatos à unidade, preferencialmente na parte da tarde. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades não podem ser vacinados, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes. Os animais muito magros, debilitados, fracos, com secreção e que visivelmente apresentem estado mórbido também não são vacinados.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários