18/05/2024 (21) 979164559

Cidades

TCE recebe proposta de retomada de obras do metrô na Gávea

Segundo secretário, obras começam até o fim do mês.

Por Breendon Santos 14/05/2024 às 20:39:48

Foto: Reprodução

Os trabalhos na construção da Estação Gávea do metrô, interrompidos há quase uma década, estão prestes a ser reiniciados. O governo estadual enviou uma proposta de retomada ao Tribunal de Contas do Estado na tarde desta terça-feira (14).

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O projeto passou por algumas modificações, como a postergação da conexão direta com o Leblon para uma fase posterior. A ligação adicional entre Gávea e Leblon encareceria consideravelmente a obra, tornando-a inviável para a retomada da Linha 4, de acordo com o governo estadual. Portanto, os passageiros que desejarem chegar à estação Gávea precisarão realizar uma baldeação obrigatória em São Conrado.

Agora, o TCE irá examinar o termo de ajustamento de conduta, sem estabelecer um prazo para a decisão.

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, afirmou que as obras serão retomadas ainda neste mês de maio. A previsão é de que a inauguração da nova estação ocorra em junho de 2026.

Atualmente, a estação Gávea encontra-se inundada, situação que persiste há seis anos. Essa medida foi adotada para evitar o desabamento de dois túneis já escavados, os quais conectam Gávea ao Leblon e à Rocinha. A quantidade de água acumulada é suficiente para encher 14 piscinas olímpicas.

As obras da estação foram interrompidas em 2015 devido a suspeitas de superfaturamento. Segundo os dados mais recentes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, de 2021, o prejuízo já ultrapassou os R$ 3,7 bilhões.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários