18/05/2024 (21) 979164559

Geral

Sobe para 151 o número de mortos devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Ao todo, 2.281.774 pessoas foram afetadas, sendo que 538.164 estão desalojadas e 77.199 permanecem em abrigos

Por Redacao 16/05/2024 às 14:36:39

Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!



O mais recente boletim da Defesa Civil do estado trouxe um preocupante aumento no número de vítimas em decorrência das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. O total de mortes agora chega a 151, em comparação com as 149 confirmadas na quarta-feira anterior. No entanto, há uma diminuição nos desaparecidos, totalizando 104, em relação aos 112 registrados no dia anterior. Além disso, o boletim relata que 806 pessoas ficaram feridas devido ao desastre.

A situação dos desabrigados também é alarmante, com 77.199 pessoas alojadas em abrigos, enquanto outras 538.164 encontraram refúgio na casa de parentes ou amigos. O desastre afetou um total de 2.281.774 pessoas, abrangendo 458 dos 497 municípios gaúchos. Desde o início das operações de socorro, já foram resgatadas 76.620 pessoas e 11.932 animais.


Nível do Guaíba baixa, mas a preocupação persiste


Enquanto isso, em Porto Alegre, uma notícia traz um leve alívio: o nível do Guaíba, que transbordou e causou evacuações em massa, diminuiu de 5 metros pela primeira vez desde segunda-feira, registrando 4,98 metros às 5h15 desta quinta-feira. O transbordamento do lago forçou milhares de residentes a deixarem suas casas, especialmente nas áreas dos bairros das regiões Norte, Central e Sul, inundando ruas e afetando importantes pontos como o aeroporto Salgado Filho e a estação rodoviária.


Previsão do tempo e alerta para novas chuvas


Porém, a previsão do tempo não traz alívio completo. Conforme o meteorologista, espera-se que entre quinta e sexta-feira os volumes médios de chuva no norte do estado variem entre 60 e 100 milímetros, com a precipitação mais intensa atingindo a Serra Gaúcha, colocando toda a região em alerta. Na Grande Porto Alegre, prevê-se chuva fraca a moderada, com acumulações entre 30 e 50 milímetros. E na sexta-feira, uma nova frente fria deverá contribuir para a condição de instabilidade no tempo no Rio Grande do Sul, com previsão de aumento da precipitação, especialmente nas nascentes de rios importantes que compõem as bacias do Taquari, Alto Jacuí e Uruguai.


A situação continua crítica, e os moradores do estado devem permanecer vigilantes e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança diante dessa situação climática desafiadora.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias


Comunicar erro
Comentários