19/06/2024 (21) 979164559

PolĂ­tica

OFERTAS NA SHOPPE - local1

Lula reclama de burocracia e pede "resposta imediata" ao RS

Presidente visita Vale do Taquari, das regiões mais afetadas no estado

Por Redacao 06/06/2024 às 16:34:05

Foto: Agência Brasil

Receba notĂ­cias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva faz, nesta quinta-feira (6), a sua quarta visita ao Rio Grande do Sul, para acompanhar os trabalhos de recuperação no Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pelas enchentes do Ășltimo mĂȘs.

Ao conversar com moradores do bairro Passo de Estrela, no municĂ­pio de Cruzeiro do Sul, Lula voltou a se comprometer com a construção de moradias para a população e reclamou da burocracia.

"Eu acho que não tem ninguém no mundo que reclama mais da burocracia do que eu. Eu reclamo em fóruns internacionais, reclamo aqui dentro, porque é tudo muito difĂ­cil, muito complicado", disse, argumentando que o caso do Rio Grande do Sul é excepcional. "Precisamos dar uma resposta imediata a esse povo que precisa. Nós estamos trabalhando muito e temos que vencer a burocracia", acrescentou.

O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre climĂĄtico da sua história e vem trabalhando na recuperação de estruturas após as enchentes que afetaram 476 dos 497 municĂ­pios do estado e deixaram 172 mortos. Só no bairro Passo de Estrela, 650 moradias foram destruĂ­das.

Lula lembrou que o planejamento para reconstrução das cidades deve ser feito com responsabilidade e que serĂĄ necessĂĄrio procurar lugares mais seguros para instalação da nova infraestrutura.

"A gente não pode reconstruir um pronto-socorro e uma escola em lugar vulnerĂĄvel à enchente, a gente não pode fazer as casas aqui nesse lugar. EstĂĄ provado que esse lugar é um lugar reservado para a ĂĄgua. Quando a natureza fez o mundo, esse lugar aqui era reservado para a ĂĄgua. Nós humanos ocupamos isso aqui sem saber muitas coisas e agora a natureza nos alertou", disse.

O presidente prometeu "ajudar a recuperar a dignidade do povo do Rio Grande do Sul".

"Isso a gente tem que fazer em todos os lugares que o povo for vĂ­tima de desastres climĂĄticos, como o que aconteceu aqui."

"Temos urgĂȘncia de fazer, mas para fazer sempre leva um tempo. Pra destruir é rĂĄpido, pra reconstruir é difĂ­cil. Mas tem que achar o terreno, depois o terreno tem que ser preparado, tem que fazer arruamento [...], não dĂĄ pra largar vocĂȘs em um barraco, tem que fazer a coisa bonitinha. Então não tem como fazer em uma semana. O nosso compromisso é dar de volta a vocĂȘs o direito de viver dignamente", disse aos moradores.

Depois de Cruzeiro do Sul, Lula seguiu para o municĂ­pio de Arroio do Meio, onde anuncia novo apoio financeiro ao estado.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂ­cias

Fonte: Agencia Brasil

Comunicar erro
ComentĂĄrios
Acompanhantes Goiania