Receba notĂcias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o regime de urgĂȘncia para o Projeto de Lei 1904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicĂdio, aumentando de dez para 20 anos a pena mĂĄxima para quem fizer o procedimento.
Os projetos com urgĂȘncia podem ser votados diretamente no PlenĂĄrio, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
O texto fixa em 22 semanas de gestação o prazo mĂĄximo para abortos legais. Hoje em dia, a lei permite o aborto nos casos de estupro, de risco de vida à mulher e de anencefalia fetal (quando não hĂĄ formação do cérebro do feto). Atualmente, não hĂĄ no Código Penal um tempo mĂĄximo de gestação para o aborto legal.
O aborto não previsto em lei é punido com penas que variam de um a trĂȘs anos, quando provocado pela gestante ou com seu consentimento, e de trĂȘs a dez anos, quando quem provocar um aborto sem o consentimento da gestante.
Caso o projeto seja aprovado, a pena mĂĄxima para esses casos passa a ser de 20 anos nos casos de abortos cometido acima das 22 semanas, igual a do homicĂdio simples previsto no artigo 121 do Código Penal.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google NotĂcias
Fonte: AgĂȘncia Brasil