A Química Amparo, conhecida pela marca de detergentes Ypê, foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) por realizar uma live em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha de 2022. A decisão, publicada na última quinta-feira (4), considerou que a empresa cometeu assédio eleitoral. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
A sentença proíbe a Química Amparo de fazer propaganda eleitoral a favor de qualquer candidato político e impõe uma multa de R$ 100 mil caso a empresa reincida na prática. A ordem do TRT-15 pode ser contestada pela empresa no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Esta decisão é a confirmação de uma condenação anterior, proferida pela Vara do Trabalho de Amparo (SP) em dezembro de 2023, onde uma das fábricas da empresa está localizada.
Em nota, a Química Amparo se declarou apartidária e afirmou que o caso ainda será apreciado pelas instâncias superiores. "A Química Amparo não comenta processos judiciais em curso, mas destaca que o caso ainda será apreciado pelas instâncias superiores. A empresa é uma companhia 100% brasileira, apartidária, e que segue acreditando e investindo no país há mais de 70 anos", disse a companhia.
A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que acusou a Ypê de promover uma palestra com o objetivo de persuadir os trabalhadores a votarem no candidato da situação, com o tema "cenário eleitoral pós-primeiro turno". As informações são do UOL.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias