Nesta segunda-feira (8), um gari da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) foi detido em flagrante por cometer injúria racial contra um funcionário do sindicato. A prisão ocorreu após o autor gritar repetidamente frases racistas, como "O Brasil não vai pra frente por causa de PRETOS," durante uma discussão acalorada. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
Segundo informações, durante uma troca de palavras com o funcionário do sindicato, o gari proferiu insultos racistas. As declarações foram imediatamente denunciadas por outros presentes, que chamaram a polícia ao local.
A Polícia Militar foi acionada e chegou rapidamente, conduzindo o autor dos insultos à 76ª Delegacia de Polícia (Centro) em Niterói. Na delegacia, ele foi autuado em flagrante pelo crime de injúria racial. O ato foi registrado e o gari permanecerá detido até que sejam tomadas as devidas providências judiciais.
Procurada, a Prefeitura de Niterói informou que a Clin não tolera comportamento desta natureza e reitera o compromisso com o enfrentamento e combate a todo tipo de preconceito e discriminação étnico-racial. A empresa realiza, frequentemente, treinamentos com seus funcionários sobre os mais variados temas. O funcionário em questão foi detido para prestar esclarecimentos na delegacia. Por se tratar de um funcionário concursado, a companhia vai abrir um inquérito administrativo para apurar o caso.
Segundo o Código Penal Brasileiro, a injúria racial é um crime que pode levar a uma pena de um a três anos de prisão, além de multa. Este tipo de crime envolve ofensas à dignidade de uma pessoa com base em raça, cor, etnia ou origem, e é tratado com severidade pela legislação brasileira.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias