12/10/2024 (21) 979164559

Cidades

Brigas em escola pública de Niterói gera preocupação

A divulgação dos vídeos causou um grande alvoroço na comunidade escolar e entre os pais dos alunos

Por Mateus Passeri 31/07/2024 às 11:40:14

vídeos violentos de brigas entre alunos na Escola Municipal Altivo César - Foto: Reprodução

Recentemente, vídeos violentos de brigas entre alunos na Escola Municipal Altivo César, localizada no Barreto, na Zona Norte de Niterói, têm circulado nas redes sociais, gerando grande preocupação entre pais, alunos e funcionários da unidade de ensino. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!

Em um dos vídeos mais comentados, é possível ver uma aluna partindo para cima de outra pessoa dentro da sala de aula. A confusão rapidamente se alastrou, com outros alunos tentando separar a briga. A situação, no entanto, não se conteve dentro da sala e se estendeu para o pátio da escola, onde um grupo maior de estudantes se reuniu em uma roda, aparentemente incentivando alunos a brigar. Foi somente a intervenção de um funcionário da escola que conseguiu pôr fim à confusão, separando os alunos envolvidos.

As imagens da briga no pátio mostram o funcionário agindo rapidamente para dispersar os estudantes e restabelecer a ordem.

A divulgação dos vídeos causou um grande alvoroço na comunidade escolar e entre os pais dos alunos. Muitos expressaram suas preocupações com a segurança de seus filhos e cobraram uma resposta imediata da administração da escola e das autoridades competentes.

A direção da Escola Altivo César ainda não se pronunciou oficialmente sobre os incidentes, mas fontes internas indicam que medidas disciplinares estão sendo consideradas para os alunos envolvidos, além de um possível reforço na segurança e monitoramento dentro da unidade escolar.

Os episódios de violência na Escola Altivo César destacam a importância de um ambiente escolar seguro e harmonioso. Especialistas em educação sugerem que a escola pode adotar medidas como a implementação de programas de mediação de conflitos, sessões de orientação com psicólogos escolares e a promoção de atividades que incentivem a convivência pacífica entre os alunos.

Procurada, a Secretaria de Educação informou que está acompanhando os casos de conflitos relatados na Escola Municipal Altivo César através da Coordenação de Educação em Direitos (CEDIR). Como medida inicial, as equipes do setor acionaram as famílias dos estudantes envolvidos para uma interlocução entre escola, família e sede (Secretaria e Fundação Municipal de Educação). Além disso, conforme procedimento recomendado em casos de violência, o Conselho Tutelar também foi acionado. A SME/FME destaca que continuará acompanhando a situação, para que seja solucionada o mais breve possível.


A Educação de Niterói ainda informa que, ao longo do ano letivo, são feitas atividades como rodas de conversa, palestras e formações como forma de prevenção à violência no ambiente escolar e fora dele, abordando a cultura de paz e estimulando uma melhor convivência entre as crianças e jovens.

---

São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias

Comunicar erro
Comentários