Nesta sexta-feira (2), o governo federal anunciou a ampliação do programa Pé-de-Meia, beneficiando agora estudantes do ensino médio de escolas públicas que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e cuja renda per capita seja de até meio salĂĄrio mínimo. Até então, o programa era restrito a alunos de escolas públicas participantes do Programa Bolsa Família. Receba notícias do São Gonçalo RJ no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o grupo: Clique aqui!
A ampliação, que ocorrerĂĄ a partir de agosto para os novos contemplados e em setembro para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pretende alcançar cerca de um milhão de novos estudantes. O anúncio foi feito em um evento em Fortaleza (CE) com a presença do presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva, que enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.
Em seu discurso, o presidente Lula destacou a educação como um investimento crucial para o futuro das crianças e jovens brasileiros. "Estudar é quase que uma coisa sagrada para um pai e uma mãe. Para nós, a maior herança que a gente pode deixar para o nosso filho é educĂĄ-lo, formĂĄ-lo cidadão ou cidadã, dar a ele uma profissão, para que ele possa trabalhar, e pelo seu trabalho, ter um salĂĄrio digno e decente para cuidar da sua família. Essa é a grande paixão de qualquer pai e qualquer mãe", afirmou Lula.
O presidente também sublinhou que os recursos alocados em educação devem ser considerados investimentos e não gastos. "Enquanto eu puder colocar dinheiro na educação, é proibido qualquer ministro meu utilizar a palavra gasto. Eu vou gastar se tiver que fazer cadeia, prisão, para colocar essa juventude abandonada. Educação é investimento", acrescentou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da expansão do Pé-de-Meia, especialmente em um contexto em que cerca de meio milhão de estudantes abandonam a escola pública no Ensino Médio anualmente. "Esse programa vem para dizer aos estudantes brasileiros que nós não queremos nenhum aluno fora da escola pública deste país. Porque somente através da educação a gente tem condições de transformar vidas. Não hĂĄ nenhuma saída para o país e para a sociedade se desenvolver, gerar oportunidades, se não for através da educação", afirmou Santana.
O governador do CearĂĄ, Elmano de Freitas, destacou os resultados positivos da educação no estado, mencionando que, em 2023, o CearĂĄ teve a maior participação no Enem do país e obteve o melhor desempenho da história no exame. "Ingressaram no ensino superior, saindo da escola pública do CearĂĄ, 22,5 mil jovens do CearĂĄ", informou.
O programa Pé-de-Meia oferece um incentivo mensal de R$ 200 aos estudantes, que pode ser sacado a qualquer momento, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação, que só podem ser retirados após a formatura no ensino médio. Desde o início de 2024, 2,7 milhões de jovens jĂĄ foram beneficiados pelo programa.
Com essa ampliação, o governo federal reforça seu compromisso com a melhoria da educação e a inclusão de mais jovens em um sistema que busca garantir a continuidade e frequĂȘncia escolar de estudantes de baixa renda.
---
São Gonçalo RJ reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsĂĄvel e que vocĂȘ pode confiar.
Siga o São Gonçalo RJ no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade. Leia também o São Gonçalo RJ através do Google Notícias